Existem padrões de cores que são bastante úteis para profissionais da área do design e afins, tais como o Pantone. Até então, ele funcionava de maneira integrada aos softwares da Adobe, a exemplo do Illustrator, do Photoshop e do InDesign.
Todavia, a empresa publicou uma péssima notícia para quem usava as cores pré-carregadas do Pantone Color: elas agora precisarão de um plugin pago para serem usadas. Apenas três tonalidades continuarão disponíveis para todos, que são CMYK Coated, CMYK Uncoated e Metallic Coated. As demais passarão a aparecer em preto, caso o usuário não tenha o plugin.
Devido a uma mudança no licenciamento da Pantone com a Adobe, atualizações dos softwares da empresa após 16 de agosto (sim, mais de dois meses atrás) não trarão mais as cores do padrão. Para usá-las, é necessário criar uma conta no plugin Pantone Connect. A versão básica dá acesso a mais às mais de 15.000 cores, enquanto a Premium, que custa US$15 por mês ou US$89 por ano, libera paletas ilimitadas e outros recursos.
Além de não apresentar um bom funcionamento (com travamentos), muitas vezes os arquivos não são renderizados de maneira satisfatória. Por isso, o plugin tem uma péssima avaliação no Adobe Exchange. Ele tampouco tem compatibilidade com o Apple Silicon, sendo necessário rodar uma versão emulada da compatível com processadores Intel.
Que complicação, hein?!
via AppleInsider