Análises da nova Apple TV 4K mostraram que o produto terá suporte a um novo recurso bastante interessante: trata-se do Quick Media Switching Variable Refresh Rate (QMS VRR). Com ele, as transições entre conteúdos com diferentes taxas de quadros ficarão mais suaves e não mais apresentarão uma tela preta.
Tendo a opção “Corresponder ao Conteúdo” (“Match Content”) ativa na Apple TV, ao tocar um vídeo que tenha uma taxa de quadros diferente do anterior geralmente causa o aparecimento de uma tela preta. Com o QMS VRR, isso acabará, de modo a melhorar a transição. O recurso só funcionará com frame rates, não se aplicando a mudanças de espaços de cor e de alcance dinâmico (HDR).
Como lembrou o The Verge, ainda há questões de compatibilidade em jogo para tirar proveito da novidade. Além de o recurso ainda não estar disponível, uma vez que será adicionado em uma atualização de software, é necessário que a televisão também seja compatível com o QMS VRR. Atualmente, não existem modelos com suporte, de forma a ser algo para o futuro.
Ainda assim, é interessante a implementação de uma funcionalidade que, ainda que seja pequena, tende a deixar o uso da Apple TV mais confortável. Tendo em vista que o recurso chegará por meio de uma atualização de software, não se sabe se a segunda geração da Apple TV 4K também terá acesso a ele, já que ela também tem suporte à reprodução de conteúdo em taxas de quadros altas, bem como à interface HDMI 2.1.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi-Plus-Ethernet,1949.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/TV%20Boxes/Apple-TV-4K-3-geracao-WiFi,1729.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.