Na semana passada, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, confirmou que a empresa está desacelerando o seu ritmo de contratações. Ele, obviamente, foi cauteloso com as palavras, além de não dar muitos detalhes sobre os fatos.
De acordo com o Business Insider, a Apple teria informado membros de diversas equipes que não vai contratar novos funcionários nos próximos meses. O congelamento poderá durar até o fim do atual ano fiscal da companhia, em setembro de 2023.
Segundo uma fonte do Insider com conhecimento direto sobre o assunto, a empresa não teria disponibilizado recursos para contratar novos funcionários, algo confirmado por outra pessoa ouvida. Uma terceira fonte, por sua vez, afirmou que ouviu de um líder do alto escalão da Maçã que o orçamento está “sob revisão”.
O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, também comentou o assunto no Twitter:
Ao Insider, um porta-voz da Apple reiterou a fala anterior de Cook: “Continuamos a contratar, mas, devido à situação econômica, estamos tomando uma abordagem deliberada em algumas partes do negócio. Estamos confiantes no futuro da Apple e estamos investindo a longo prazo. Buscamos ser ponderados e tomar decisões inteligentes que nos permitam continuar estimulando a inovação a longo prazo.”
Como lembrou o 9to5Mac, as fontes também apontaram que a empresa jamais vai admitir abertamente que está pausando contratações, já que isso não é positivo — especialmente para uma empresa de capital aberto como a Apple — para a imagem da companhia.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.