Como já comentamos diversas vezes, a Apple depende bastante das fábricas na China para produzir seus iPhones e outros produtos. Recentemente, houve um rígido lockdown por lá por conta de um surto de COVID-19. A principal fábrica, a Foxconn, estava operando em circuito fechado e muitos trabalhadores estavam reclamando (e fugindo) por conta de “condições inumanas”.
Se antes os funcionários poderiam apenas deixar seus dormitórios e irem às fábricas, agora isso foi intensificado ainda mais. De acordo com o Taiwan News, a Foxconn agora decretou lockdown total, o qual exige que ninguém mais saia dos seus aposentos a não ser para realizarem testes e tratamentos médicos. A Reuters informou que, talvez, essa restrição termine só no dia 9 de novembro.
Essas medidas certamente impactarão a produção de iPhones, principalmente por estarmos no fim do ano, período em que há um aumento nas vendas por conta do Natal. A previsão é que isso gere uma queda de 30% no próximo mês. Portanto, para amenizar os impactos daqui para frente, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que a Foxconn está acelerando a migração de produção de iPhones na Índia.
O analista explicou que a fabricação no país aumentará pelo menos 150% ano a ano em 2023, e a meta de médio/longo prazo é exportar de 40% a 45% dos iPhones da Índia — o que atualmente é de 2% a 4%.
.
Como resultado, os iPhones fabricados pela Foxconn na Índia crescerão pelo menos 150% ano a ano em 2023 e a meta de médio/longo prazo é enviar 40-45% dos iPhones da Índia (vs. os atuais 2-4%), o que significa que a capacidade de produção do iPhone da Foxconn na Índia aumentará rapidamente nos próximos anos.
Essa migração de produção para o país também contará com outra parceira, conforme relatou a Bloomberg. Junto à Foxconn, estará também a taiwanesa Pegatron, a qual será a segunda fornecedora a fabricar o iPhone 14 na Índia.
Tanto a Foxconn, a Pegatron quanto a Wistron têm instalações no país, onde fabricam iPhones — porém elas se concentram em modelos “antigos”, como os iPhones 11, 12 e 13.
Como a intenção da Maçã é depender cada vez menos das fábricas na China, as exportações de iPhones na Índia já somam US$1 bilhão desde abril deste ano. Mesmo que pequena se comparado à China, a empresa se movimenta para aumentar e investir no território indiano cada vez mais.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.