O aumento de anúncios dentro da App Store já deu o que falar, quando usuários e desenvolvedores reclamaram da falta de “filtro” de alguns deles. Após a Maçã afirmar que iria pausar a veiculação dos anúncios em certos locais, agora surgiu outra denúncia, desta vez envolvendo a privacidade que a Apple tanto diz prezar.
Dois desenvolvedores e pesquisadores de segurança publicaram um fio no Twitter (pelo perfil identificado como Mysk) com uma descoberta que afeta inicialmente o iOS 14.6. De acordo com as postagens, o sistema estaria enviando à Apple todas as ações do usuário enquanto se navega na App Store, com um registro detalhado.
Mostrando os dados coletados em um vídeo, eles mostram que a empresa sabe até onde exatamente o usuário toca na tela e todas as informações são enviadas em tempo real para a Apple por meio de um arquivo JSON. Os desenvolvedores levantam, então, a possibilidade de que a empresa está acompanhando as ações dos usuários na App Store desde o lançamento do iOS 14.6, em maio de 2021.
Ainda na thread, eles destacaram a incongruência de a Apple ter lançado o recurso Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), que pedia permissão para apps de terceiros rastrearem o uso no app — o jornalista José Adorno, do BGR, relembrou que a empresa lançou esse recurso um mês antes, no iOS 14.5.
Esse comportamento persiste e os dados são enviados à Apple mesmo quando a opção de “Anúncios Personalizados” está desativada nas configurações, de acordo com a conta no Twitter.
Não se sabe, ainda, se esse tipo de atividade persiste no iOS 16 — e também não há declaração oficial da Maçã afirmando se utiliza esses dados. Uma possível explicação é que, desde que os anúncios começaram a ser exibidos na App Store, desenvolvedores têm acesso a certas estatísticas sobre o desempenho dos seus anúncios.
Apesar de tudo isso, sabemos que uma das maiores bandeiras levantadas pela Apple é a privacidade dos dados e informações dos usuários. Com o surgimento dessas alegações, é possível que aja uma pressão para que a empresa se manifeste e se explique — principalmente com diversos processos acontecendo, os quais acusam a Maçã de monopólio.
via 9to5Mac