O Twitter começou a liberar há pouco para seus usuários o novo Twitter Blue, o qual chega após uma série de polêmicas envolvendo o sistema de verificação de contas da rede social. Por US$8 mensais, usuários agora têm direito a uma verificação instantânea de suas contas, bem como uma série de recursos exclusivos que ainda serão disponibilizados.
Pelo menos por enquanto, a nova assinatura foi lançada apenas para usuários de iPhones e iPads residentes dos Estados Unidos. Com ela, será possível usar o Twitter com 50% menos anúncios, postar vídeos mais longos e ter prioridade em respostas, menções e pesquisas.
Como notado pelo The Verge, para ter acesso aos novos recursos, usuários antigos do Twitter Blue precisam, necessariamente, refazer suas assinaturas.
Agora meu novo selo de verificação azul de US$8 substitui meu antigo selo de verificação azul, que parece idêntico.
A confusão
No início desta terça-feira, o Twitter chegou a liberar uma espécie de segundo selo de verificação para algumas das contas que já haviam recebido o famoso ícone azul antes das mudanças propostas pelo seu mais novo dono, o bilionário Elon Musk. A novidade causou polêmica por sua redundância e foi rapidamente removida pela rede social — como o próprio bilionário fez questão de revelar.
Logo em seguida, Musk disse — em outro tweet — que usuários devem esperar por várias outras “mudanças estúpidas” na plataforma. O que funcionar, segundo ele, será mantido, enquanto outras coisas (como o selo de verificação) serão modificadas.
Com esse relato de Musk — basicamente admitindo que haverá instabilidades — não é possível concluir se as contas que já haviam sido verificadas anteriormente perderão o selo se optarem por não assinar o Twitter Blue. Wong, em outro tweet, mostrou que aparecem duas opções de assinatura, a anterior de U$5 e uma nova de U$8. Aliás, esse novo preço aparece como uma “oferta limitada”, sem especificar outro preço ou duração da “oferta”.
Com a chegada do novo Twitter Blue, a rede social parece ter optado por manter o selo clássico em vez de adicionar um segundo ícone para contas tidas como “oficiais”. Agora, sempre que um usuário clica/toca no selo, a rede social diz se o perfil em questão comprou a verificação através de uma assinatura ou se já havia sido verificado anteriormente pela empresa.
A intenção, segundo Musk, era tornar a verificação algo mais confiável. Contudo, muitos usuários apontaram que a mudança podia causar o efeito oposto, uma vez que qualquer pessoa poderia assinar o Twitter Blue para se passar por alguém. Após muitos perfis verificados terem trocado seus nomes e fotos para se passar por ele — brincado, é claro —, o bilionário afirmou que quem se passar por outra pessoa será banido permanentemente.
via MacRumors, TechCrunch
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro11/11/2022 às 08:40
E a confusão continua. Nas últimas 24 horas, literalmente tudo que comentamos acima se inverteu, ou seja, o Twitter voltou a liberar o novo selo cinza para contas oficiais e, ao mesmo tempo, diversos usuários não estão conseguindo mais se inscrever para o novo Twitter Blue.
Como divulgado pelo The Verge, algumas contas de empresas e veículos de comunicação, como Coca-Cola, Ars Technica e o próprio Twitter voltaram a receber o selo de conta oficial após a liberação e a remoção do recurso na quarta-feira passada (9/11).
O The Verge também notou que algumas pessoas não estão conseguindo mais assinar o novo Twitter Blue nos países onde o serviço foi disponibilizado. Anteriormente, era possível se inscrever pela barra lateral do app no iOS (o serviço ainda não foi lançado para usuários do Android), mas alguns usuários relataram na manhã de hoje que a opção desapareceu. Aos que ainda conseguem ver a opção, a seguinte mensagem de erro aparece ao tentar se inscrever: “Obrigado pelo seu interesse! O Twitter Blue estará disponível em seu país no futuro. Por favor, volte mais tarde”.
Veremos quais serão os próximos capítulos dessa história confusa… 🥴