O melhor pedaço da Maçã.

Suíte Affinity é atualizada com novidades em criação e edição

Affinity V2

A Serif, criadora da suíte de criatividade Affinity — concorrente da Adobe Creative Cloud —, lançou hoje a Affinity V2, segunda versão do conjunto dos aplicativos Designer 2, Photo 2 e Publisher 2.

Publicidade

Com diversos novos recursos, a Affinity ganhou uma opção de licença universal — com desconto no lançamento —, além de uma versão do Publisher para iPad, conforme divulgado no começo deste ano.

YouTube video

A licença universal tem o valor habitual de US$170 — mas, com a promoção de lançamento, está custando US$100, com 30 dias de teste gratuito. Com ela, tem-se acesso aos três aplicativos em todas as plataformas em que estão disponíveis, sem a necessidade de assinaturas. Essa é uma diferença importante em relação à solução da Adobe, por exemplo, que necessita de uma assinatura.

Vamos conferir agora os novos recursos dos apps da Affinity?

Affinity Designer 2

No criador de designs e ilustrações, temos algumas novas funções interessantes que incrementam o uso. Inicialmente, foi adicionado um recurso que permite criar formas distorcidas, o Vector Warp, bastante útil para conceber ilustrações mais disruptivas. É possível modificar o estilo, a perspectiva, entre outros detalhes, além de usar modelos prontos, como podemos ver abaixo.

Há, também, um criador de formas, uma ferramenta para fazer cortes em imagens e símbolos, bem como um utilitário para medir áreas a partir de fotos. O app também ganhou suporte à importação de arquivos do AutoCAD e no formato DXF, além de um recurso de visão de raio-X, para ver camadas de um elemento trabalhado.

Affinity Photo 2

Já no concorrente direto do Photoshop, novas funcionalidades aprimoraram a edição de fotos. Há, agora, a possibilidade de desenvolver arquivos no formato RAW de maneira não destrutiva, podendo-se voltar para mudar configurações e incorporar documentos para reduzir o tamanho.

Também foi adicionado o recurso de combinar várias camadas de máscaras em conjunto, sendo possível manter máscaras antigas e novas. Além disso, temos a possibilidade de distorcer imagens para caber em tamanhos de superfícies desejadas de modo não destrutivo, ideal para testes, em que se desfaz ações várias vezes.

Há, ainda, novas opções de ajustes de normais, campo de tons e luminosidade. Outros recursos incluem máscaras ao vivo, Band-Pass (uma máscara nas bordas de uma imagem que permite adicionar efeitos), estados de camadas salvos e suporte a importação e exportação de arquivos no formato JPEG XL.

Affinity Publisher 2

O editor de páginas da Affinity também ganhou novos recursos. Há uma série de funções dedicadas à publicação de livros, disponível apenas para desktop, bem como outras para melhor fazer notas de rodapé e laterais. Também se tornou possível criar um layout padrão que se repete em todo o documento, podendo-se definir detalhes avançados e reproduzi-los facilmente em várias páginas.

Temos, junto aos demais recursos, a facilidade de exibir e esconder camadas de documentos, além de usar arquivos DXF e DWG e uma ferramenta exclusiva para desktops de escolha de estilos. A Serif também afirmou que a performance do aplicativo recebeu melhorias, ficando mais eficiente para rodar documentos mais pesados.

Publicidade

A Affinity também destacou as novidades das versões dedicadas ao iPadOS. Temos um novo menu mais rápido com controles de modificadores de todas as ferramentas, bem como um modo compacto. Os apps já chegaram com suporte ao iPadOS 16.

Como requisitos mínimos para a suíte da Affinity funcionar, é necessário ou um PC com Windows 10, update de maio de 2020, ou um Mac com macOS Catalina, ou um iPad ou iPadOS 15. As licenças podem ser compradas aqui.


Ícone do app Affinity Designer 2
Affinity Designer 2 de Serif Labs
Compatível com Macs
Versão 2.3.1 (864.3 MB)
Requer o macOS 10.15 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Affinity Photo 2
Affinity Photo 2 de Serif Labs
Compatível com Macs
Versão 2.3.1 (961.7 MB)
Requer o macOS 10.15 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Affinity Publisher 2
Affinity Publisher 2 de Serif Labs
Compatível com Macs
Versão 2.3.1 (855.7 MB)
Requer o macOS 10.15 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Affinity Designer 2 for iPad
Affinity Designer 2 for iPad de Serif Labs
Compatível com iPads
Versão 2.3.1 (1.7 GB)
Requer o iPadOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Affinity Photo 2 for iPad
Affinity Photo 2 for iPad de Serif Labs
Compatível com iPads
Versão 2.3.1 (1.7 GB)
Requer o iPadOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Affinity Publisher 2 for iPad
Affinity Publisher 2 for iPad de Serif Labs
Compatível com iPads
Versão 2.3.1 (1.7 GB)
Requer o iPadOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bad Bunny é eleito “Artista do Ano” pelo Apple Music Awards

Próx. Post

Apple resolve processo de infração de patentes com os AirPods

Posts Relacionados