O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Pessoa sendo vacinada

COVID-19: como ter o certificado de vacinação internacional no iPhone

Conforme mostramos recentemente, o aplicativo Conecte SUS passou a “conversar” diretamente com a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da Apple para adicionar o certificado de vacinação da COVID-19 a dois aplicativos nativos do iPhone, o Carteira (Wallet) e o Saúde (Health).

Publicidade

Pois se você não sabe como fazer isso, mostraremos neste artigo as diferentes formas de ter esse certificado sempre a mão, no seu celular! Vamos nessa?! 😊

Após ter baixado o app Conecte SUS no seu iPhone, faça o login usando a sua conta Gov.br. Depois, na aba “Início”, toque em “Vacinas”. Se preferir, toque no ícone representado por um coração (no centro da barra inferior) e selecione “Vacinas”.

Quando o seu registro de vacinação da COVID-19 for aberto, desça até o fim dessa página e toque em “Certificado de Vacinação COVID-19”.

Publicidade

É aí que entra o pulo do gato: selecione o menu suspenso “BRA” e toque em “União Europeia”. Deslize o dedo da direita para a esquerda até que o QR Code apareça e capture a tela do seu iPhone.

Feito isso, siga um dos dois passos abaixo:

Ler o código QR pelo app Fotos

Abra o app Fotos e localize a captura de tela feita. Em seguida, pressione e segure o dedo em cima do código QR exibido e escolha “Abrir com Saúde”. Com o app aberto, confirme a adição do seu registro de vacinação tocando em “Adicionar aos Apps Carteira e Saúde”.

Ler o código QR a partir de outro dispositivo

A segunda maneira de fazer isso é repetindo os passos acima descritos, porém enviando a captura de tela ou até mesmo o próprio certificado gerado (em PDF) para outro dispositivo, seja por email, por AirDrop, por mensagem ou qualquer outra opção.

Publicidade

Ao fazer isso, você pode abrir a câmera do iPhone e ler o código QR em questão e tocar na opção “Vacinação Contra COVID-19”, que aparecerá na tela.

Depois, basta seguir os mesmos passos.

Publicidade

Feito isso, o seu certificado de vacinação no padrão europeu ficará disponível no app Carteira e até mesmo no app Saúde — nesse último caso, é possível visualizá-lo tocando na aba “Explorar” e depois em “Imunizações”.

Como deixamos claro, esse é o padrão europeu do certificado de vacinação. Portanto, a nossa sugestão é que você mantenha esse (que tem tudo para ser aceito internacionalmente) e o nacional, que pode ser facilmente adicionado ao app Carteira, como já ensinamos aqui no MacMagazine.

Bem legal, não é mesmo?! 💉


Ícone do app Meu SUS Digital
Meu SUS Digital de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 13.3.1 (165.6 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Apple Saúde
Apple Saúde de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.5 (714.8 KB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Órgão antitruste australiano sugere limitar poder das Big Techs

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 6 a 13 de novembro

Posts Relacionados