Em setembro, o Google anunciou uma atualização pra lá de bem-vinda para o Maps, mais especificamente para o recurso Live View: a pesquisa por estabelecimentos. Agora, ela finalmente está chegando tanto ao app para iOS quanto para Android.
O recurso, vale recordar, foi lançado há três anos e permite usar a realidade aumentada para visualizar, em tempo real, o caminho e informações relevantes ao apontar a câmera do smartphone para determinado local durante a navegação.
Com a chegada da busca, ele ficará ainda mais poderoso, visto que com um simples toque no ícone da câmera (na barra de pesquisas) será possível ver lojas próximas e locais como cafés, bancos e caixas eletrônicos.
Ao selecionar determinado local, o usuário será guiado por setas de realidade aumentada, as quais indicarão a direção do estabelecimento, a sua distância e também locais que não podem ser avistados de imediato.
Será possível também tocar em diferentes categorias de locais (como restaurantes, bares, lojas) para ver quais deles estão nas proximidades.
O recurso ainda mostrará, de forma sobreposta na tela, informações importantes sobre cada local — como se ele está aberto, a faixa de preço dos produtos ofertados e a sua classificação.
De acordo com o Google, pelo menos de início, a busca do Live View estará disponível em Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, San Francisco e Tóquio a partir da próxima semana.
Mais novidades
O Google Maps também adicionou uma opção bastante útil para donos de carros elétricos: filtros para encontrar estações de carregamento rapidamente.
Ao buscar por estações de carregamento e selecionar o filtro “Carga rápida”, por exemplo, é possível ver estações com carregadores de 50kW ou mais. Há também filtros para estações com o tipo de pluge específico para cada veículo elétrico.
Acessibilidade pro mundo todo
Por fim, o Google Maps está expandindo o recurso lugares acessíveis para o mundo todo. Lançado em 2020 na Austrália, nos Estados Unidos, no Japão e no Reino Unidos, ele é útil para informar às pessoas se determinado local é acessível a cadeiras de rodas.
Basta ativar a configuração “Lugares acessíveis” no aplicativo para passar a ver um ícone de cadeira de rodas quando determinado local contar com tal configuração de acessibilidade — quando não contar, o ícone aparecerá tachado.
É possível também ver se os locais contam com assentos, banheiros e estacionamento acessíveis — informações que serão disponibilizadas pelos próprios proprietários das empresas e pela comunidade do Google Maps.
via MacRumors