O melhor pedaço da Maçã.

Freeform: a nova ferramenta de colaboração da Apple

O compartilhamento de atividades de forma virtual foi uma das ênfases da Apple em sua atualização dos sistemas operacionais. Recentemente, a suite iWork foi atualizada com um aprimoramento considerável nas opções para trabalhar conjuntamente de maneira remota, inclusive permitindo chamadas FaceTime direto dos aplicativos Pages, Numbers e Keynote.

Publicidade

Entre as novidades com essa finalidade, apresentadas em junho, estava a ferramenta Freeform, que finalmente foi disponibilizada na versão beta do iPadOS 16.2. Eu estava ansioso para testá-la e, assim que ficou disponível, aproveitei para experimentar seu uso.

Compartilho aqui algumas impressões iniciais sobre o app.

Acesso ao app

Se você está utilizando a beta, o app aparece automaticamente, como um aplicativo nativo. Se por acaso isso não aconteceu para você, basta procurar na App Store e fazer o download. Vale reforçar que, por enquanto, ele está disponível apenas na versão beta do sistema, embora já apareça na App Store.

No meu iPhone, que não está com a versão beta, eu procurei e ela apareceu como disponível, mas quando cliquei para baixar,  surgiu a mensagem de que era necessário estar rodando o iOS 16.2.

Uso da ferramenta

O Freeform é bastante fácil e intuitivo de usar. Ele lembra muito o Miro, começando com um quadro totalmente branco com pontinhos. Nele, você pode acrescentar Post-its pré-formatados e escrever neles, direto no quadro com a ferramenta de escrita (no teclado, com o dedo ou com a Apple Pencil), acrescentar caixas de texto e também colocar formas definidas (quadrados, círculos, setas, etc.). 

Publicidade

As inserções podem ser facilmente redimensionadas com a mão, para menor ou maior, além de ser possível arrastar e reposicionar. 

Publicidade

É possível, também, inserir fotos no mural, tirando-as na hora e anexando automaticamente ou buscando na sua biblioteca. Uma das opções mais legais do aplicativo é inserir um arquivo no mural. Você pode, por exemplo, inserir um PDF, um documento do Word ou outro formato e as demais pessoas podem clicar/tocar para baixar ou abrir para leitura na própria plataforma, tudo de maneira muito simples.  

Compartilhamento

A opção de compartilhamento, provavelmente por ainda ser uma versão beta, não está funcionando tão bem. Fiz alguns testes com um amigo que também está testando o app. Enfrentei, em primeira instância, algumas dificuldades todas as vezes que tocava para compartilhar — aparecia uma mensagem de que o quadro ainda não havia sido sincronizado e, por isso, não poderia ser compartilhado. Depois de várias tentativas, ele finalmente foi.

Não consegui ainda, como prometido pela empresa, trabalhar diretamente no FaceTime com ele, mas foi possível que as duas partes colaborassem simultaneamente no quadro, colocando Post-its, textos e imagens. 

Aplicações e limitações

O Freeform tem um forte potencial para se tornar uma ferramenta de colaboração que concorre com o Miro, o Mural, o Padlet e outras que já existem no mercado. Com design simples e clean, utilização intuitiva e visual agradável, você poderia usá-lo, por exemplo, como um mural virtual fixo para a sua equipe, além de também poder usá-lo para compartilhamento de ideias, pensamentos e textos interessantes. 

Publicidade

A principal aplicação da ferramenta é no trabalho colaborativo simultâneo, seja para brainstorm, desenvolvimento de novos projetos, reuniões de acompanhamento de status, ministração de aulas ou qualquer outro cenário. 

A maior limitação do Freeform é sua utilização exclusiva em sistemas da Apple, já que são poucas as organizações que trabalham apenas com gadgets da empresa e a situação fica mais difícil se você interage com pessoas de diferentes companhias. De toda forma, vai ser um recurso muito interessante para impulsionar o trabalho, as aulas e outras interações remotas em grupo.


Ícone do app Freeform
Freeformde Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.1 (416.8 KB)
Requer o iOS 16.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 13 a 20 de novembro

Próx. Post

Yellow Friday da Nomad tem cashback em várias lojas dos EUA!

Posts Relacionados