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Em meio a possível batalha, executivo da Apple deixa o Twitter [errata]

Conta de Phil Schiller apagada do Twitter

Criada em 2008, nos primórdios do Twitter, a conta de Phil Schiller na rede social já não é mais encontrada quando tentamos acessá-la. Ao que tudo indica, o Apple Fellow responsável pela App Store resolveu excluí-la após decisões controversas do novo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da rede social, Elon Musk.

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Ambas as ações foram desencadeadas no momento em que se cogita um futuro embate entre as duas empresas, o qual teria contornos semelhantes ao que a Apple trava com a Epic Games. Quem cantou essa possibilidade foi Mark Gurman, na mais recente edição de sua newsletter semanal, na Bloomberg.

O ponto do jornalista é que o investimento profundo de Musk no negócio de assinaturas do Twitter (o Twitter Blue) pode aprofundar ainda mais as diferenças do empresário com a Maçã no que diz respeito às taxas da App Store, as quais ele já classificou como “imposto sobre a internet” e disse que elas são “dez vezes maiores” do que deveriam.

Os cálculos indicam que, caso 1% dos usuários do Twitter se inscrevam no Twitter Blue sob o valor de US$8 (a modalidade que Musk pretende relançar no dia 29/11), somente a Apple receberia cerca de US$72 milhões em receita no primeiro ano com a sua taxa de 30% para compras internas no app. O Google, por sua vez, receberia algo em torno de US$36 milhões.

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Para as duas Big Techs, trata-se de quantias irrisórias. Para o Twitter, nem tanto, ainda mais se levarmos em consideração que Musk pagou caro pela rede social e está fazendo de tudo para torná-la mais lucrativa.

Para Gurman, no entanto, Musk deve passar longe de uma guerra com as empresas, pelo menos nesse início. Porém, caso o empresário consiga colocar o Twitter em uma condição mais estável, há a possibilidade de ele adotar uma estratégia parecida com a da Epic Games e burle as regras da Apple para forçar uma disputa judicial com a empresa.

Ainda: a demissão de funcionários responsáveis por moderar discursos de ódio pelo Twitter é outro potencial causador de conflitos entre as empresas. A Apple, vale recordar, já removeu redes sociais da App Store após elas negarem moderar conteúdos ofensivos e discriminatórios — o Parler que o diga.

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Embora a saída de Schiller do Twitter provavelmente não tenha relação com esse possível futuro embate, não deixa de ser interessante notar a já existência de um distanciamento entre as partes, ainda mais se observarmos o fato de que, agora, a rede social é gerida por um evidente crítico da Maçã.

Ainda assim, tem quem considere a possibilidade de a empresa retirar o aplicativo da App Store — o que, no presente momento, só se explicaria pela questão envolvendo a moderação, citada acima.

Nas últimas semanas, usuários observaram um aumento de episódios de racismo, retórica antissemita e até mesmo de golpes na plataforma, os quais foram impulsionados pela decisão de dar o selo de verificado a qualquer assinante do Twitter Blue — resultando em prejuízos para algumas empresas, vítimas de perfis falsos.

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Em seu retorno, o recurso deve voltar mais maduro e cauteloso. Ao que tudo indica, novas contas deverão esperar 90 dias para se inscrever no Twitter Blue, o que deve amenizar o enorme problema envolvendo os fakes.

Errata, por Eduardo Marques22/11/2022 às 10:38

No texto original, comentamos que a Apple havia apagado o tweets da sua conta no Twitter. Isso, porém, não procede pois a empresa nunca tweetou pela conta @Apple — ela é usada basicamente para promover anúncios da empresa na plataforma, diferente de outras como @AppleSupport, @AppleMusic e @AppleTVPlus, que de fato são utilizadas.


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Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

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