O MEGA lançou ontem uma ferramenta bastante útil para quem quer manter seus dados protegidos e recuperá-los com facilidade: o MEGA Backup. Necessitando apenas de um app desktop para funcionar, ele funciona de forma um pouco diferente do recurso de sincronização presente em vários serviços de armazenamento na nuvem.
Isso porque o MEGA Backup atua de forma unidirecional — ou seja, copia seus dados e as alterações nele realizadas para a plataforma, mas não o contrário. Por esse motivo, a pasta Backup criada quando o recurso está em funcionamento é do tipo “somente leitura”, o que evita a exclusão acidental ou a corrupção de seus dados.
O interessante é que o MEGA Backup permite até mesmo recuperar arquivos que foram acidentalmente substituídos ou excluídos localmente do dispositivo. Enquanto os primeiros são exibidos em diferentes versões, os segundos ficam disponíveis em uma lixeira.

A recuperação ficará ainda mais poderosa com o recurso Rewind (Retroceder), que ainda será lançado. Ele permitirá baixar pastas e arquivos mais antigos (incluindo os de backup) ao manter salvas suas versões anteriores por um tempo determinado — 30 dias para usuários gratuitos, 90 dias para Pro Lite e 365 dias para as outras contas Pro e contas Business.

Ao fazer backup de arquivos no MEGA, é possível visualizá-los e reproduzi-los de qualquer dispositivo, bem como facilmente compartilhá-los até mesmo com quem não tem uma conta. Como os arquivos da nova pasta são do tipo “somente leitura”, quem acessá-los não consegue fazer qualquer alteração, os mantendo protegidos.
O MEGA Desktop pode ser baixado para macOS por esse link e já conta com uma versão otimizada para Macs com processadores Apple Silicon.