Hoje cedo, publicamos sobre a possibilidade de Elon Musk tentar disputar com a Apple ao criar seu próprio smartphone se ela banir o Twitter da sua loja de apps. Mas as polêmicas entre o bilionário e a Maçã parecem estar só começando…
Agora, Musk afirmou que a Apple teria praticamente parado de anunciar no Twitter e questionou se isso se devia ao fato de a empresa “odiar a liberdade de expressão na América”. Em seguida, marcou o próprio Tim Cook (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple), a fim de perguntar o que estaria acontecendo.
O que está acontecendo aqui, @tim_cook?
Musk não divulgou mais informações sobre o caso e a Apple não comentou o assunto. Entretanto, uma pesquisa da Media Matters descobriu que os 50 maiores anunciantes do Twitter pararam ou anunciaram a intenção de parar suas propagandas na plataforma — isso, em menos de um mês, conforme publicou o Financial Times.
Ainda assim, aparentemente tem gente ainda sendo impactada por publicidade da Apple na rede, como podemos ver abaixo:
Ameaça da Apple ao Twitter
Essa não foi a única provocação de Musk em relação à Apple. Após um usuário contar sua experiência com a loja de apps, o bilionário reviveu a discussão sobre o monopólio da empresa em relação à App Store ao fazer uma enquete perguntando se a Apple deveria publicar todos os seus “atos de censura”. Ele também concordou com um usuário que publicou uma paródia feita pela Epic Games (do icônico comercial 1984 da Apple, com a Maçã sendo a vilã).
Nesse mesmo fio, o jornalista do The Verge, Jake Kastrenakes, perguntou se a Apple estaria “ameaçando a presença do Twitter na App Store” ou fazendo algumas “exigências na moderação”. Musk respondeu diretamente que sim. Então, ele afirmou com todas as letras que a Apple ameaçou retirar o Twitter da App Store e que a empresa não informou a razão para tal.
Mark Gurman, da Bloomberg, chegou a perguntar como a empresa o comunicou o pedido, mas o bilionário não deu mais informações.
Musk continuou soltando comentários sobre a Apple em seu perfil, lembrando a todos que a empresa pega uma fatia de 30% de todas as compras realizadas na App Store. Inclusive, publicou um meme sugerindo que preferiria “ir à guerra” do que pagar a tal porcentagem.
Se esse toma lá, dá cá resultará em alguma ação concreta, não sabemos. No fim, o bilionário está ganhando o que de fato gosta: atenção. 😜
Atualização28/11/2022 às 22:56
A inquietação de Musk em relação às campanhas de publicidade da Apple no Twitter talvez esteja explicada: de acordo com informações do The Washington Post, a Maçã foi a maior anunciante da rede social no primeiro trimestre de 2022.
Citando documentos com dados internos do Twitter, o jornal afirmou que a Apple teria gastado US$48 milhões em anúncios na plataforma, o que representou basicamente 4% da receita do Twitter naquele trimestre.
John Gruber, do Daring Fireball, corroborou a informação de que a Apple é a maior anunciante, citando uma fonte que trabalhou na organização de produtos de anúncios do Twitter.
Ou seja: se o maior anunciante deixar a rede de lado, o cenário não vai ficar nada bonito para Musk…
Atualização II, por Rafael Fischmann30/11/2022 às 18:13
Depois de tentar colocar Tim Cook publicamente contra a parede, Elon Musk conseguiu o que mais queria: um encontro presencial com o CEO da Maçã, no próprio Apple Park.
Que eles tenham colocado todos os pingos nos is. 😉
Atualização III, por Rafael Fischmann30/11/2022 às 20:11
Horas depois, Musk falou um pouco sobre o que rolou na reunião:
Taí, ânimos acalmados portanto.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.