A gigante de Cupertino anunciou hoje o vencedor do Apple Podcasts Award, prêmio que destaca o melhor podcast do ano. O escolhido deste ano foi o programa de história narrativa “Slow Burn”, por sua última temporada, “Roe v. Wade” — a qual, com seus quatro episódios, explora as questões relacionadas à marcante decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de 1973.
“Slow Burn“ é um dos podcasts mais populares do Apple Podcasts e trata de diversos temas da política americana. As duas primeiras temporadas são sobre os escândalos Watergate e a situação do presidente Bill Clinton com a estagiária Monica Lewinsky. Outras temporadas abordam a mortes dos rappers B.I.G. e Tupac Shakur, bem como os protestos de Los Angeles, a ascensão de David Duke e o caminho até a guerra o Iraque.
Eu quis fazer essa série porque estava bastante desencorajada por quão polarizado e travado o diálogo sobre o aborto estava e isso parecia incrivelmente em tempo e importante. Decidimos contar essa história de uma maneira que ajudasse a expandir e confrontar o que as pessoas entendem sobre esse tema. Decidimos que a abordagem correta da temporada seria voltar aos anos 1970, quando o debate sobre aborto ainda estava no ar e a afiliação partidária não se correlacionava com as suas visões sobre a questão. Estou muito honrada que o Apple Podcasts viu algo especial nessa temporada. Espero que as pessoas busquem o podcast com uma mente aberta e curiosa e gostem tanto de ouvi-lo quanto gostei de fazê-lo.
—Susan Matthews, apresentadora de “Slow Burn“
A partir de hoje, exclusivamente no Apple Podcasts, estão sendo disponibilizados seis episódios extras, com novas e mais profundas perspectivas sobre a temática. Também é possível acompanhar o processo de produção do podcast, entrevistas estendidas com personagens de episódios, além de uma mesa redonda sobre a evolução da Suprema Corte com especialistas jurídicos da Slate, que produz o programa.
Matthews e o produtor executivo de podcasts narrativos da Slate, Derek John, falaram em uma entrevista ao Apple Podcasts sobre como trataram de Roe v. Wade na última temporada, o que aprenderam durante a série, com os ouvintes responderam e contaram os podcasts que os inspiram.
Algo interessante é que o troféu (abaixo) dado aos vencedores — que é inspirado no ícone do Apple Podcasts — é feito totalmente de alumínio reciclado.
Vale notar que a Apple também divulgou, hoje, os melhores apps e jogos da App Store, bem como as músicas mais populares deste ano no Apple Music.
Nunca é demais lembrar que você pode acompanhar o nosso MacMagazine no Ar no Apple Podcasts e em várias outras plataformas!