A nova polêmica da vez envolvendo a Apple está diretamente ligada à taxa de 30% para compras internas de aplicativos da App Store. Agora, no entanto, ela seria aplicada também a criptomoedas — NFTs1Non-fungible token, ou token não fungível., mais especificamente.
Em uma thread no Twitter, a Coinbase — plataforma de transações de criptomoedas — afirmou que a Apple está bloqueando atualizações de seu app por entender que transações envolvendo o envio de NFTs também devem estar submetidas à famigerada taxa.
A empresa, no entanto, alega que a exigência da Maçã é impossível de ser cumprida, já que as compras internas da App Store não suportam pagamentos por criptomoedas:
Para quem entende como funcionam os NFTs e blockchains, isso [o pagamento da taxa] claramente não é possível. O sistema de compras internas proprietário da Apple não oferece suporte a criptomoedas, portanto, não poderíamos obedecer, mesmo que tentássemos.
A empresa comparou a exigência da Apple a uma cobrança por cada email enviado por protocolos de internet abetos, destacando ainda que ficará muito mais difícil para que usuários do iOS transfiram NFTs ou presenteiem amigos e familiares.
Segundo a Coinbase, a Apple introduziu novas políticas para “proteger seus lucros” às custas do investimento em NFTs, dizendo esperar que a exigência não passe de um “descuido” por parte da Maçã e ainda convidando a empresa para discutir o assunto.
Ao mencionar “novas políticas”, a Coinbase se refere a uma recente atualização nas diretrizes de revisão da App Store, a qual estabeleceu novas regras — agora, bem mais específicas — para aplicativos focados em NFTs.
Com a atualização, esses apps não podem redirecionar os usuários para qualquer sistema de pagamento alternativo, além de serem obrigados a permitir que usuários naveguem por seus NFTs e de outras pessoas.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1Non-fungible token, ou token não fungível.