O melhor pedaço da Maçã.

Apple Watch Ultra: o primeiro relógio “Pro” da Maçã

Apple Watch Ultra de lado com pulseira loop Alpina na cor laranja

No pacote de lançamentos Apple em setembro deste ano, tivemos um lançamento que, talvez, tenha sido o único com novidades reais: o Apple Watch Ultra. Apresentado com foco em esportes radicais, toda a apresentação do novo relógio girou em torno de suas aplicações para atletas profissionais e usuários hardcore, demonstrando experiências em trilhas, mergulhos, caminhadas noturnas, escaladas, etc.

Publicidade

Embora tenha me interessado pelo design diferente, não havia me empolgado em adquirir o relógio porque meu esporte mais radical é praticar 30 minutos de caminhada. Porém após ler uma das colunas de Mark Gurman ( da Bloomberg) falando que o relógio era uma excelente opção para todos os tipos de usuários, resolvi testar o produto.

Para minha grata surpresa, o Apple Watch Ultra me deixou empolgado e satisfeito com o uso como não sentia há algum tempo, desde o lançamento do iPad Pro em 2018. Um ponto não explorado pela empresa, e que deveriam ter aproveitado no lançamento, é que o novo formato melhorou muito a usabilidade com apps mais profissionais de trabalho.

Vou destacar aqui alguns pontos de destaque do Apple Watch Ultra.

Tela flat e maior

É impressionante como 4mm podem fazer tanta diferença, especialmente no formato mais plano. A tela do novo Apple Watch parece absurdamente maior que a do modelo tradicional.

Esse formato tornou a experiência de digitar no relógio bem mais interessante. O app Calculadora, por exemplo, ficou muito prático e passou a ser minha primeira opção para contas rápidas, enquanto antes eu sempre tinha que pegar o iPhone.

Publicidade

A visualização do app Bolsa (Stocks), com cotação das ações, também passou a ser bem melhor e as mensagens no Slack, no Teams e em outros também aparecem com mais texto e com maior facilidade para respostas rápidas. Claro que isso exige uma maior disciplina com suas notificações, para que não atrapalhe a sua produtividade.

Durabilidade da bateria

Bateria é sempre um ponto sensível nos produtos Apple. Em seu modelo Ultra, o relógio tem durabilidade maior, chegando a dois dias com tranquilidade.

Publicidade

Claro que ainda é pouco, mas já é praticamente o dobro da versão anterior (meu Apple Watch era a versão 6 e durava apenas um dia se tivesse pouco uso; quando usava mais, a duração dela caia para no máximo sete horas).

Além disso, a possibilidade de carga rápida torna mais viável a prática de dormir com o relógio para monitorar o sono — isto é, se você não sente desconforto em ficar com ele a noite, ainda mais nessa versão maior.

Lembretes

comentei aqui em outro post sobre como uso o Lembretes (Reminders) para organizar minhas atividades pessoais e profissionais.

Publicidade

Em meu Apple Watch, o app servia no máximo para me lembrar de alguma tarefa, mas no Ultra ficou diferente. É possível visualizar com mais qualidade, adicionar lembretes e acompanhar suas listas de maneira muito mais prática e funcional.

Design

Sei que alguns desconsideram esse item, mas eu acredito que falar de um produto Apple e ignorar o quesito design é esquecer da própria essência da empresa. Uma das grandes fixações de Steve Jobs era com o design de seus produtos e, nesse ponto, o Apple Watch dá um show.

O Ultra é bonito, com visual moderno e robusto, ao mesmo tempo em que demonstra qualidade e bom gosto. O novo botão rápido dá um charme a mais e a Digital Crown ganhou uma proteção que a integra ao botão liga/desliga.

Eu estava com medo de que ele ficasse muito grande no braço, mas se ajustou bem. De quebra, algo poucas vezes vista em lançamentos: as pulseiras anteriores dos modelos de 42mm, 44mm e 45mm também servem nele, o que é ótimo para quem já tem opções, especialmente versões mais sociais. Ainda assim, novas pulseiras foram lançadas com diferentes designs e cores para todos os gostos.

Conclusão

Aparentemente um produto voltado para nicho de esportes, o Apple Watch Ultra pode ser um excelente device para o trabalho. Seu uso profissional é facilitado pelo formato da tela, pela funcionalidade nos apps no novo modelo e ainda com um design mais moderno.

Para mim, o lançamento mais incrível da Apple em 2022. Vale o investimento!


Comprar Apple Watch Ultra 2 de Apple Preço à vista: a partir de R$8.729,10
Preço parcelado: a partir de R$9.699,00 em até 12x
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail ou Oceano

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: VideoMicro II, novo microfone ultracompacto da RØDE

Próx. Post

Qual teclado da Apple é compatível com o meu iPad?

Posts Relacionados