A Canalys divulgou hoje o seu levantamento trimestral em relação às vendas de fones de ouvido totalmente sem fio (True Wireless Stereo, ou TWS). Apesar de o mercado em geral ter apresentado um crescimento de 6% em relação ao ano passado no terceiro trimestre — abaixo dos 8% do segundo —, a Apple continuou na liderança e mostrou um grande crescimento, de 34% em relação ao mesmo período de 2021.
Das 23,8 milhões de unidades vendidas pela Apple e pela Beats no último trimestre, 4,2 milhões (20%) foram AirPods Pro de segunda geração, com a empresa somando 30,9% de participação no mercado. Em segundo lugar vem a Samsung, com 7,4 milhões de unidades vendidas, uma queda de 15% em relação ao terceiro trimestre de 2021, somando 9,6% de market share.
Já em terceiro, ficou a marca local indiana boAt, a qual mostrou um grande crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, de 50%. A marca vendeu 4,1 milhões de fones, com 5,4% de participação no mercado mundial. Depois, temos a Xiaomi com 3,4 milhões e 4,4% de market share, marcando uma queda de 31% em relação ao ano passado. Em quinto ficou a Skullcandy, com 2,6 milhões de unidades, 3,3% de participação e 4% de queda em relação a 2021.
Na Índia, os fones TWS atingiram, pela primeira vez, a marca trimestral de 10 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2022, apesar de uma queda nas vendas de fones sem fio em geral.
Em relação ao mercado mundial, a Canalys afirmou que novos recursos, como maior autonomia de energia e Cancelamento Ativo de Ruído, estimularam as vendas dos fones. Além disso, descontos igualmente aumentaram a quantidade de unidades vendidas, ainda que o crescimento não tenha sido tão grande quanto no trimestre anterior, em razão da situação de crise econômica.
No próximo trimestre, a consultoria afirmou que a performance de vendas do setor poderá cair, na medida em que as empresas estão adotando uma postura mais cuidadosa tendo a vista a situação atual do mercado.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.