A Apple anunciou hoje a maior mudança no esquema de preços da App Store desde o seu lançamento, fornecendo agora aos desenvolvedores 700 opções de preço adicionais e novas ferramentas que facilitarão a definição dos valores de apps/assinaturas por país, como gerenciamento de mudanças na taxa de câmbio, entre outros.
Sob o novo sistema de preços da App Store, todos os desenvolvedores poderão selecionar entre 900 faixas de preço, o que é quase 10x a quantidade disponível anteriormente para a maioria dos aplicativos. Isso inclui 600 novas opções de preço e outras 100 opções com valores ainda mais altos, disponíveis mediante solicitação.
Para fornecer aos desenvolvedores de todo o mundo ainda mais flexibilidade, as novas opções de preço aumentarão gradualmente a cada R$0,50 até R$50, a cada R$1 entre R$0,90 e R$200, e assim por diante; preços arredondados também estarão disponíveis, além de valores que começam com dois dígitos repetidos. É possível conferir as convenções adicionais e as opções de preço de cada moeda nesse arquivo [PDF].
Esses novos aprimoramentos de preços estarão disponíveis para aplicativos que oferecem assinaturas renováveis automaticamente a partir de hoje e para todos os outros aplicativos e compras internas no primeiro semestre de 2023, dando a todos os desenvolvedores flexibilidade e controle para precificar seus produtos em 45 moedas de 175 regiões.
O controle sobre os preços dos produtos na App Store também foi ampliado e está mais granular. Isso significa que um desenvolvedor de jogos que obtém a maior parte de seus negócios de clientes no Japão, por exemplo, pode definir seu preço para essa região e atualizar os preços fora do país conforme as taxas de câmbio e impostos mudarem. Todos os desenvolvedores também poderão definir a disponibilidade de compras no aplicativo por região.
A Apple também lembrou que periodicamente atualiza os preços em determinadas regiões com base nas mudanças nos impostos e nas taxas de câmbio. Isso é feito usando informações disponíveis publicamente de provedores de dados financeiros para ajudar a garantir que os preços para compras no aplicativo permaneçam iguais em todas as lojas.
A mudança, vale notar, já era esperada desde o acordo de US$100 milhões feito entre a Apple e os desenvolvedores da App Store.