O gerenciador de senhas Bitwarden anunciou ontem dois novos recursos bastante interessantes. Temos uma integração com o navegador do DuckDuckGo para Mac, permitindo o autopreenchimento de senhas, e também a possibilidade de realizar a autenticação no cofre sem a necessidade de digitação da senha.
No navegador de DuckDuckGo para Mac, que tem como destaque a privacidade, agora o Bitwarden oferece uma ferramenta — em versão beta aberta — para preenchimento de senhas em sites e gerador de logins. As empresas destacaram a união de duas soluções que têm como propósitos comuns a garantia da privacidade e da segurança online.
Para ativar o recurso, basta ir até a parte de preenchimento automático nas configurações do navegador do DuckDuckGo. Lá, selecione o Bitwarden e, então, autorize a integração nas preferências do gerenciador de senhas. Com isso, você já poderá usar preencher as senhas usando o navegador.
Autenticação sem senha
Além do autopreenchimento, outra novidade anunciada foi a autenticação sem senha. Assim como o LastPass, agora também é possível fazer login no cofre do Bitwarden sem a necessidade de digitar a senha. A autenticação pode ser feita por meio de uma chave de segurança, biometria ou um código de uso único enviado para o email ou smartphone.
A função une praticidade e segurança, tendo em vista que garante que apenas o próprio usuário consiga a acessar sua conta. Ainda que a senha tenha sido comprometida, por exemplo, na medida em que ela não é usada, a conta continua segura. O recurso é uma iniciativa da FIDO Alliance, que une empresas de tecnologia em relação à segurança online.
O Bitwarden pode ser usado gratuitamente. O plano individual premium custa US$10/ano e o familiar (para até 6 pessoas), US$40/ano.