Ano após ano, a NordPass divulga seu tradicional ranking das senhas mais utilizadas na internet. Essa iniciativa, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância das boas práticas de segurança no mundo online, acaba sempre expondo o nível de maturidade dos internautas na hora de pensar em uma palavra-chave — o qual nem sempre é o dos melhores.
Na edição de 2022 do relatório, a empresa analisou um banco de dados de 3TB com senhas expostas em ataques para criar listas com as 200 combinações mais comuns em dezenas de países, incluindo o Brasil. Por aqui, assim como no Chile, na Colômbia, na Espanha e no México, a senha “123456” voltou a figurar no topo do ranking com mais de 13 mil usos.
Das dez senhas mais utilizadas por brasileiros no último ano, seis são variações da versão mais popular. Segundo a NordPass, justamente por serem extremamente simples, todas elas podem ser descobertas por possíveis invasores em questão de segundos, deixando endereços de email, contas de redes sociais e outros serviços online completamente vulneráveis.
No ranking geral, a palavra-chave “password” (que nada mais é do que a palavra “senha” em inglês), assumiu a primeira colocação, com quase 5 milhões de usos. A clássica “123456” voltou a aparecer na segunda colocação, com “123456789”, “guest” e “qwerty” fechando o Top 5.
O relatório também trouxe uma lista com as senhas mais populares baseadas em esportes, automóveis e outros ícones da cultura popular (como bandas, videogames e filmes). Alguns dos exemplos mais recorrentes foram os nomes da banda U2, do time de futebol sérvio Estrela Vermelha e do filme francês “O Profissional”.
Caso uma senha sua tenha aparecido nas listas da NordPass, é recomendável trocá-la imediatamente por uma credencial mais forte, de preferência com mais de oito dígitos e que intercale letras, números e símbolos. Ativar a verificação de dois fatores e usar um gerenciador de senhas também é sempre uma boa pedida.
via TudoCelular