O melhor pedaço da Maçã.

App Buscar faz polícia invadir casa de idosa erroneamente

charnsitr / Shutterstock.com
Ícone do app Find My (Buscar) em iPhone

Muitas vítimas de crimes como roubo têm no aplicativo Buscar (Find My), da Apple, uma esperança de reaver o bem perdido, visto que o recurso promete revelar a localização de dispositivos da empresa — como iPhones, iPads, Macs e até mesmo AirPods.

Publicidade

Algumas dessas vítimas, obviamente, recorrem à polícia — que pode ou não tomar previdências com o auxílio do recurso. Como ele nem sempre fornece a localização exata, no entanto, nem todos os casos resultam em sucesso e podem até gerar novas vítimas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um grupo de policiais “invadiu” erroneamente a casa de Ruby Johnson, uma senhora de 77 anos, após a denúncia de um caminhão roubado supostamente contendo armas e um iPhone em seu interior. De acordo com a NBC News, ela está processando o oficial que autorizou a busca, a qual considera ter sido “ilegal”.

O aplicativo Buscar, na ocasião, exibia um grande círculo azul, o qual cobria, entre outras residências, a da senhora. Sem qualquer indício, o dono do caminhão roubado entendeu que, se o veículo estivesse em algum local nas proximidades, ele só poderia estar estacionado dentro da garagem de Johnson.

Publicidade

Isso foi usado como evidência concreta por Gary Staab, oficial de polícia que autorizou a busca. Ele e a vítima ignoraram as informações da própria Apple, as quais informam que, quando não é possível determinar a localização com precisão, o app exibe um círculo azul em torno do marcador — aumentando seu tamanho conforme a precisão for menor.

Dessa forma, o iPhone poderia estar em qualquer uma das residências cobertas pelo círculo, embora ele apontasse em seu centro para a casa da mulher. Ela alega que o oficial agiu sem conhecimento técnico, baseado em uma captura de tela, para autorizar um mandado que lhe causa danos até hoje.

A ação policial aconteceu há quase um ano, mas Johnson ainda sofre psicologicamente após prejuízos como a porta da garagem quebrada, buracos abertos em seu teto e uma estatueta colecionável supostamente danificada.

Publicidade

Ela ainda teve que ficar por duas horas no carro da equipe policial, a qual não chegou nem mesmo a lhe oferecer um copo d’água — exatamente no período em que deveria tomar seus remédios diários.

Um misto de descuido com irresponsabilidade… 🤯


Ícone do app Buscar
Buscar de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.4 (2.5 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mulheres processam Apple por perseguições com AirTags

Próx. Post

Apple é aplaudida e criticada por expandir criptografia no iCloud

Posts Relacionados