O melhor pedaço da Maçã.

CEO da Epic diz que levaria caso contra Apple à Suprema Corte dos EUA

PC Gamer
Tim Sweeney

Como muitos sabem, a Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, vem protagonizando uma disputa homérica contra a Apple desde que, após inserir uma opção para fazer compras fora do sistema de transações da App Store, teve seu jogo retirado da loja de aplicativos da gigante de Cupertino.

Publicidade

Após inúmeros desdobramentos dessa batalha, agora o CEO da Epic, Tim Sweeney deu uma entrevista ao The Verge — na qual basicamente repetiu muitos dos argumentos que são ecoados de maneira constante. Ele também foi além em alguns pontos e comentou os desenrolares políticos relacionados com a regulação de lojas de aplicativos, motivo de sua cruzada contra a Maçã.

Além de ter publicado no Twitter que a Apple é “uma ameaça para a liberdade no mundo”, ele falou que “todo político deveria temer” a empresa. Para o executivo, é perigoso que a corporação mais poderosa do mundo possa decidir o que cada um pode dizer. Ele ressaltou, ainda, que há bastante influência de lobistas na discussão sobre a legislação que poderá regular lojas de apps.

O executivo criticou, ainda, o fato de o macOS ser aberto a apps de fora da App Store e também ter segurança — um dos argumentos da Apple para não permitir a instalação de apps fora da loja no iOS/iPadOS (sideloading). Também foi alvo de críticas o processo de avaliação de apps, o qual, segundo ele, não tem pessoas especialistas o suficiente.

Publicidade

O chefão da Epic também comentou que poderia entrar em acordo com a Maçã, desde que a fabricante dos iPhones abrisse mão das práticas que ele considera monopolistas. Caso siga com o processo, ele disse que, se sua empresa entender como movimento desejado, poderia levar o caso até a Suprema Corte dos Estados Unidos, o que marcaria o caso como paradigmático nesse tema espinhoso.

Ele repetiu também argumentos no sentido que a gigante de Cupertino estaria constituindo um monopólio ao obrigar os desenvolvedores a usarem o sistema de pagamentos da App Store, ainda que a justiça não tenha condenado a prática. O CEO disse que enviou um app com um sistema de pagamentos da Epic desde o ano passado, mas que segue em análise.

Sweeney também falou sobre outros assuntos, como possíveis parcerias com a Meta, além de que não teria interesse em levar Fortnite para um formato em realidade virtual. Ele disse, ainda, que os políticos de todos os partidos devem se preocupar com a questão da App Store e que espera que haja alguma decisão em matéria de legislação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Tiny Tanks!, Threema, VisualDiffer e mais!

Próx. Post

Empregados da Apple na Austrália farão greve no Natal

Posts Relacionados