A taiwanesa Foxconn parece já ter dado início ao plano da Apple de trazer parte da sua produção para a Índia — como havia sido ventilado no início desta semana. Segundo informações do South China Morning Post, a fabricante investiu recentemente cerca de US$500 milhões em uma de suas subsidiárias no país asiático, numa clara tentativa de diversificar sua linha de produção.
O investimento, registrado ontem na bolsa de valores de Taiwan pela Foxconn de Singapura, foi todo destinado para a Hon Hai Technology India Mega Development Private Limited — subsidiária da empresa atualmente responsável pela produção alguns modelos da linha iPhone 14. Ainda segundo as informações, o valor investido foi o suficiente para comprar mais de 4 bilhões de ações da subsidiária.
Esse movimento é visto como uma clara resposta da Foxconn às recentes instabilidades vividas por suas fábricas na China continental, com destaque para a unidade de Zhengzhou — responsável pela fabricação de boa parte dos iPhones de todo o mundo.
Os recentes protestos de funcionários contra o sistema de “circuito fechado” fizeram com que a fabricante operasse com apenas 20% de sua capacidade durante todo o mês de novembro. Embora a Foxconn já tenha retomado parte de sua produção, é esperado que esse número aumente apenas para algo entre 30% e 40% no mês de dezembro — ou seja, ainda bem longe do ideal.
Como consequência disso, a Apple chegou a alertar no mês passado que poderíamos esperar problemas com o estoques dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max. No momento da redação deste artigo, o prazo de entrega para ambos os modelos está na marca das três semanas na Apple Store Online.
Aguardemos, portanto…
via MacRumors