O termo “shadowban” (traduzido normalmente como “banimento fantasma”) tem sido utilizado em diversas redes sociais com o intuito de afirmar que alguma conta não tem o alcance que deveria ter. Isto é, se algum usuário foi “shadowbanned”, significa que seu perfil é mais difícil de encontrar em pesquisas e suas postagens não são regularmente mostradas ou se tornam invisíveis, em alguns casos.
No Twitter, por exemplo, a prática de fato acontece e seu novo dono, Elon Musk, está disposto a pelo menos deixar tudo às claras e dar mais satisfações aos usuários. Ontem, ele publicou que a plataforma está trabalhando em uma atualização que mostrará o “status verdadeiro da sua conta”, a fim de verificar se você sofreu esse fenômeno e qual a razão, assim como uma maneira de recorrer.
A novidade foi revelada logo após o bilionário e o fundador e editor do The Free Press, Bari Weiss, divulgarem uma ampla thread em duas partes expondo algumas decisões controversas dos antigos executivos do Twitter — que incluía muitos usuários dentro dessa categoria “fantasma”.
Musk também anunciou que fará algo que muitos usuários já estavam esperando: liberar usernames que já não estão sendo usados há anos. Ele divulgou que se espera cerca de 1,5 bilhão de nomes sejam disponibilizados novamente.
É claro, serão somente desativadas para liberar o espaço para novos usuários aquelas contas que não possuem sequer um tweet e não são acessadas há anos. Mesmo assim, trata-se de um número considerável.
Por fim, o bilionário também planeja lançar novas ferramentas de controle para anunciantes, possivelmente já na próxima semana, conforme contou a Reuters. Com elas, empresas poderão evitar que seus anúncios apareçam acima ou abaixo de tweets que contenham determinadas palavras-chave.
Agradando a usuários e anunciantes, esperamos que assim o Twitter possa continuar firme e forte. 🐣