A equipe do Tor Project anunciou o lançamento do Tor Browser 12.0, o qual finalmente oferece suporte nativo para Macs com chips Apple Silicon (das famílias M1/M2), entre outras novidades.
O Tor agora usa um binário universal que agrupa versões x86-64 e arm64, rodando automaticamente a versão correta para a plataforma na qual é executado. O principal benefício do suporte nativo para os chips da Apple é o desempenho aprimorado e um menor consumo energético.
O Tor 12.0 é baseado no Firefox 102, uma atualização do Firefox versão 91 — que foi usado como base para a versão anterior do Tor (v11.5). Isso significa que todas as correções de segurança, aprimoramentos de desempenho e melhorias de código que o Firefox implementou na nova versão agora chegaram ao Tor.
Para quem não conhece, o Tor é um navegador criado para acessar domínios especiais, acessíveis apenas na rede Onion, e para navegar na web com mais anonimato e privacidade. Ele roteia o tráfego através dos nós da rede enquanto criptografa os dados, de forma que as solicitações de conexão chegam ao destino por meio de um nó de saída que é usado para retransmitir as informações de volta ao usuário.
O navegador pode ser baixado no site do Projeto Tor. É recomendável fazer o download diretamente do site oficial para garantir que você baixe a versão correta e legítima do software.
via 9to5Mac