Apesar dos inúmeros casos nos quais o recurso Detecção de Acidentes ajudou a socorrer pessoas que sofreram acidentes graves, tudo indica que ele pode não estar funcionando completamente conforme esperado (e anunciado) pela empresa.
De acordo com o The Globe and Mail, uma série de casos nos quais os dispositivos identificam acidentes erroneamente está mobilizando equipes de socorro de forma desnecessária — o que coloca em risco a vida de pessoas e ainda desperdiça tempo e dinheiro.
Em um dos casos relatados, o recurso foi ativado por um iPhone escondido no porta-luvas de uma moto de neve (snowmobile), no sertão da Colúmbia Britânica (Canadá). Concluindo que o proprietário havia sofrido um acidente grave, o smartphone ligou para a emergência — resultando em uma busca que contou até mesmo com um helicóptero.
Ao encontrarem a vítima com o dispositivo responsável pelo alerta, os responsáveis pela busca concluíram que a ativação aparentemente se deu quando o iPhone quicou no porta-luvas — movimento que foi detectado pelo aparelho como sendo de um grave acidente.
Esse foi apenas um dos sucessivos casos de ligações recebidas pela polícia aparentemente ativadas de maneira errônea por dispositivos da Apple. Na cidade canadense de Rossland, por exemplo, os oficiais acreditam que o iPhone de um esquiador ligou por engano pedindo ajuda.
Equipes de busca e resgate estão pressionando a Apple para que a empresa ajuste o sistema de Detecção de Acidentes, que já foi ativado até mesmo em parques de diversões ou durante passeios de esqui nos Estados Unidos.
Para termos uma ideia, só a operação para resgate envolvendo a moto de neve custou cerca de C$10 mil. O Golden and District Search and Rescue (GADSAR), órgão responsável pela busca, tem um orçamento anual de cerca de C$300.000 e apenas 35 voluntários.
Vale recordar que a Apple já lançou aprimoramentos e correções para a Detecção de Acidentes no iOS 16.1.1, mas tudo indica que a empresa está ciente que os problemas continuam — tanto que o recém-lançado iOS 16.2 também conta com melhorias para o recurso.
Um baita prejuízo, não acham?
via AppleInsider