Com a chegada do watchOS 9, a Apple liberou para o Histórico de Fibrilação Atrial (AFib History). O recurso, presente no aplicativo Saúde (Health), mostra um relatório da frequência de batimentos cardíacos irregulares dos usuários — o que pode ser compartilhado com médicos e ajudar em diagnósticos, inclusive.
Agora, aproximadamente três meses após o seu lançamento, a Apple disponibilizou o recurso para usuários brasileiros. Dessa forma, caso seu iPhone e seu Apple Watch estejam atualizados para as versões mais recentes dos sistema (iOS 16.2 e watchOS 9.2), a novidade já estará em destaque no app Saúde.
Tocando em “Explorar” e, em seguida, na subseção “Coração”, há uma breve explicação sobre o funcionamento do recurso, bem como um botão para que você possa configurá-lo. Daí, basta introduzir a sua data de nascimento e confirmar que foi diagnosticado com FibA por um médico para ter acesso aos dados.
Um detalhe curioso é que a Apple não fez menção à chegada do recurso ao Brasil, tendo o disponibilizado sem alarde para usuários tupiniquins. A página que mostra a disponibilidade do recurso ainda não inclui o país, bem como a página de suporte em português (do Brasil) ainda exibe o texto em inglês — ao contrário do que acontece quando acessamos a página portuguesa.
Logo no dia que o watchOS 9 foi liberado, vale recordar, o Histórico de Fibrilação Atrial ganhou uma generosa expansão, sendo aprovado em mais 100 regiões. Na época, o anúncio foi feito por meio de uma simples nota de rodapé no comunicado para a imprensa sobre o lançamento do novo sistema — o que nos leva a entender que a Apple simplesmente optou por não divulgar a sua chegada por aqui.
No entanto, esperamos que a empresa ao menos libere logo a página do recurso em português brasileiro. Afinal, o monitoramento de fibrilação atrial vem se mostrando um grande aliado à saúde de usuários do Apple Watch — inclusive, com casos de brasileiros que tiveram a vida salva graças a ele.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.