Como a maioria das outras polêmicas acumuladas pelo bilionário Elon Musk desde a sua aquisição do Twitter, as últimas horas foram cheias de decisões sucessivas sobre o funcionamento da rede social — algumas delas bastante controversas perante a filosofia propagada por Musk.
Mais precisamente, ele suspendeu as contas de vários jornalistas que cobriam histórias relacionadas ao seu jatinho particular, bloqueou links para o rede social rival Mastodon e suspendeu o Twitter Spaces — depois de participar e abandonar uma conferência.
Como a sequência de acontecimentos foi numerosa, detalharemos cada uma delas individualmente a seguir.
Jornalistas banidos
Como divulgado pela NBC, as contas do Twitter de vários jornalistas foram suspensas nas últimas horas. Entre eles: Ryan Mac (do The New York Times), Donie O’Sullivan (da CNN), Drew Harwell (do The Washington Post), Matt Binderm (do Mashable), Micah Lee (do The Intercept), Steve Herman (do Voice of America), além de jornalistas independentes como Aaron Rupar, Keith Olbermann e Tony Webster.
Cada um desses jornalistas havia coberto recentemente a suspensão da conta @ElonJet — um perfil que então acompanhava informações de rastreamento de voos disponíveis publicamente para relatar a localização do jato particular de Musk toda vez que ele decolava e aterrissava — ou escrito outras matérias críticas a Musk.
Musk tweetou que as contas banidas publicaram sua “localização exata em tempo real, basicamente coordenadas de assassinato, em (óbvia) violação direta dos termos de serviço do Twitter”.
Postar locais para os quais alguém viajou com um pouco de atraso não é um problema de segurança, então está tudo bem.
No momento, Musk tem uma enquete ativa na qual questiona seus seguidores se ele deve remover a suspensão da conta dos jornalistas supracitados, a qual já possui mais de 2 milhões de votos. Se ele manter o comportamento visto em enquetes anteriores, certamente ele cumprirá com a opção que tiver o maior número de votos.
Suspensão do Twitter Spaces
Poucos instantes após a suspensão das contas supracitadas alcançar o clamor público, a repórter do BuzzFeed, Katie Notopoulos, iniciou um bate-papo em grupo ontem à noite e foi acompanhada por vários jornalistas cujas contas foram suspensas — acontece que o Twitter aparentemente tem uma peculiaridade que permite que usuários banidos ainda participem do Twitter Spaces e conversem com outros membros.
Em determinado momento, Musk juntou-se à conversa e continuou a criticar quem não só divulgou dados de localização em tempo real do seu jato privado, mas também quem comentou a história.
Here is Musk’s full exchange on Twitter Space as he tried to explain himself, misrepresented what the reporter was doing, the reporter challenged him and then Musk misrepresented it again and took off. pic.twitter.com/LZ7NZgFeqz
— Jason Kint (@jason_kint) December 16, 2022
Depois de ser pressionado por jornalistas sobre algumas das suas inconsistências, Musk deixou a conversa abruptamente e, logo depois, usuários notaram que não era possível mais iniciar uma nova conversa no Spaces ou ingressar em uma existente, como informado pelo TechCrunch.
Em resposta a um usuário do Twitter que se perguntou o que estava acontecendo com o Spaces, Musk respondeu que estava “consertando um bug legado” e que o recurso deverá estar funcionando novamente ainda hoje.
.
Estamos corrigindo um bug legado. Deve estar trabalhando amanhã.
Links do Mastodon bloqueados
Desde a aquisição do Twitter por Musk, diversas pessoas já deixaram a plataforma ou estão no processo para migrar para outras redes, por qualquer motivo que seja. Contudo, talvez por conta dos acontecimentos mais recentes, um número maior de usuários que tentaram publicar links para sites como o Mastodon receberam um alerta de erro, de acordo com informações do The Verge.
Para além disso, muitos links para o Mastodon não funcionam mais no Twitter, o que os sinaliza como “potencialmente prejudiciais”. Links tweetados para alguns servidores sem o nome do Mastodon no domínio ainda pareciam funcionar, mas os domínios banidos incluem mstdn.social
e mastodon.social
.
Para adicionar ainda mais lenha às suspeitas, o próprio perfil oficial do Mastodon também foi suspenso da plataforma.
Ainda não é possível publicar links para perfis do Mastodon no Twitter até o momento de escrita desta matéria.
Apesar do caos interminável, Musk sugeriu que o Twitter está “bombando”. Como tudo na linha do tempo do bilionário dura o tempo de um enquete ou de uma noite de sono, veremos quais serão os desdobramentos de tudo isso nas próximas horas…
Atualização, por Eduardo Marques17/12/2022 às 23:00
Musk informou no Twitter que os Spaces estão novamente funcionando:
Veremos se continuará assim.
Atualização II, por Luiz Gustavo Ribeiro23/12/2022 às 14:30
O estudante que administrava a conta @ElonJet no Twitter, que usava informações públicas para rastrear o jato particular do chefe da rede, retomou suas atividades com um novo nome de usuário.
Conforme observado pelo Business Insider, Jack Sweeney criou uma nova conta chamada @ElonJetNextDay, a qual agora rastreia o jato particular de Musk com um atraso de 24 horas para contornar as novas restrições da política do Twitter.
Veremos se, mesmo não divulgando as informações em tempo real, a conta permanecerá ativa.
via The Verge