O melhor pedaço da Maçã.

Instagram ultrapassa WhatsApp em tempo de uso no Brasil

Foto de Brett Jordan no Unsplash
Logo do Instagram no iOS

Após anos na liderança, o WhatsApp finalmente foi destronado na mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, a qual lista os aplicativos mais usados pelos usuários brasileiros. Desta vez, foi o Instagram — outra plataforma da Meta — que abocanhou a atenção das pessoas no último ano.

Publicidade

Como divulgado pelo Mobile Time, 35% dos usuários que responderam a pesquisa apontaram o Instagram como o aplicativo no qual mais passaram tempo em seus smartphones, com o WhatsApp aparecendo logo atrás, com 30%. Para efeito de comparação, apenas 27% das pessoas entrevistadas elegeram a rede social como seu passatempo favorito em 2021, enquanto o mensageiro havia figurado com 33%.

O Instagram foi o aplicativo mais usado por 41% das mulheres ouvidas pela pesquisa, contra apenas 27% entre os homens. A rede social também tem um grande domínio entre o público jovem (16 a 29 anos), sendo o app mais usado por 45% das pessoas nesse recorte demográfico. Esse número, entretanto, diminui para 35% entre aqueles com 30 a 49 anos, e para 21% entre as pessoas com mais de 50 anos.

De acordo com a pesquisa, a popularização dos Reels pode ser apontada como um dos principais motivos para esse crescimento do Instagram no Brasil. A ferramenta, vale lembrar, foi lançada justamente para concorrer com o TikTok e o Kwai, e assim manter a base de usuários da rede social no aplicativo.

Publicidade

Apesar de ter capturado a atenção dos brasileiros por mais tempo em 2022, o Instagram ainda aparece em segundo lugar no ranking da pesquisa que lista os apps abertos mais vezes em um único dia pelos usuários. Nesse quesito, o WhatsApp aparece isolado na liderança com 54%, seguido do Instagram com 19%, do Facebook com 5% e do YouTube com 3%.

Ao todo, a pesquisa ouviu 2.039 pessoas com 16 anos ou mais que possuíam um smartphone entre os dias 9 e 21 de novembro. A margem de erro para os dados citados acima é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Qual app você mais usou em 2022? Conte pra gente!


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 326.0.0 (277.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.7.79 (214.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via TudoCelular

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Q&A — a Apple vai lançar um iPhone dobrável?

Próx. Post

Prazos de entrega dos iPhones 14 Pro caem para 1-2 semanas

Posts Relacionados