As dificuldades do mercado e a sua instabilidade nos últimos anos acabou não só mexendo muito com o cenário dos investidores experientes, como trouxe diversos marinheiros de primeira viagem ao mundo dos trades. Seja em busca de uma renda extra, de um aporte financeiro ou mesmo de uma troca de carreira, muitas pessoas têm procurado plataformas online para investimentos nos últimos anos.
Com esse grande número de novos investidores, muitos vão aprendendo na prática que nem toda plataforma de investimento ou produto é igual, ou seja, ainda existem muitas dúvidas sobre onde e no que investir. Para isso, é preciso aprender onde conseguir uma plataforma confiável e que forneça informações relevantes e importantes.
Por exemplo, é interessante que a plataforma traga dados e gráficos que informem coisas como suporte e resistência avançado de ativos diversos, além de valores, atualizações instantâneas e muitos tutoriais sobre o mercado financeiro. A plataforma de investimentos que você usa ou está pesquisando tem isso?
Abaixo vamos falar o que são as plataformas de investimentos, os principais nomes e sua segurança.
Plataformas de investimento: o que são?
As plataformas de investimentos são locais online que disponibilizam vários produtos para quem quer investir. Eles podem ser de renda fixa como Tesouro Direto e CDBs ou renda variável, como ações, por exemplo.
Por meio de uma plataforma de investimentos, é possível que os investidores analisem diversos produtos com as ofertas que melhor definem o seu perfil de investidor, que são definidos como conservador, moderado e arrojado. Geralmente o conservador prefere produtos de renda fixa, sem correr muitos riscos; o moderado gosta de mesclar seus investimentos; e o arrojado prefere apostar em renda variável.
Estas plataformas geralmente são disponibilizadas pelo seu banco, já que para investir é necessário ter uma conta em uma corretora de valor ou banco digital.
Diversificação
Nenhuma pessoa que trabalha no mercado financeiro ou investe irá lhe dizer que diversificação é ruim. Não colocar todos seus ovos na mesma cesta é fundamental na hora de investir porque até mesmo a renda fixa e ativos que são mais seguros podem ter percalços ou então não trazer uma rentabilidade minimamente atrativa.
Diversificando seus ativos, é possível reduzir quedas e riscos, sempre privilegiando a informação do seu perfil de investidor e calculando as porcentagens de cada ativo. Perfis que gostam de mais risco podem ter mais dinheiro na Bolsa de Valores ou em criptomoedas, perfis mais conservadores ou que buscam ganhos a longo prazo podem colocar mais dinheiro na renda fixa ou até em fundos de investimento.
O que importa é dar espaço para todo tipo de ativo e conhecer sobre eles a fundo. Sempre há novos produtos interessantes e mesmo que você confie em um gestor de fundo de investimento com um grande valor dos seus investimentos, tente saber qual é sua visão, quais são suas principais escolhas e como o fundo está vendo o cenário nacional e internacional. Nunca entregue seu dinheiro ao desconhecido.
Uma plataforma boa permite o investimento em diversos ativos, sempre dando a informação necessária em cada passo.
Como saber se a plataforma é segura
Para uma corretora ser confiável, ela precisa de licença e diversos requisitos de órgãos públicos como o Banco Central, a B3 e a CVM (a entidade reguladora desse mercado) ou então de órgãos internacionais ligados a territórios ou estados.
Antes de investir seu dinheiro, é necessário verificar se a plataforma possui essas licenças antes de mais nada.
Tenha como ponto primordial a segurança dos seus dados e informações pessoais e, claro, suas informações financeiras e os recursos investidos. Procure avaliações na internet, certificados, prêmios e sempre dê preferência para quem tem credibilidade no mercado.