O Apple Pencil é um daqueles acessórios que se tornaram indispensáveis para quem tem um iPad e curte escrever ou desenhar profissionalmente. Desde que ele foi lançado, em 2015, a Maçã implementou vários recursos interessantes — como é o caso do Escrever à Mão (Scribble) e do Copiar escrita à mão como texto digitado (Copy Handwriting as Text).
Pois, se você está pensando em comprar o Apple Pencil, pode ser que esteja na dúvida já que existem quatro modelos. Qual deles é compatível com o seu iPad? Por isso, é preciso se atentar quando chegar a hora de comprar.
Separamos abaixo uma lista que mostra a compatibilidade de todas as gerações do lápis. Confira!
Apple Pencil de 1ª geração
O modelo mais antigo do lápis é compatível com os seguintes tablets:
- iPad (6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª gerações)
- iPad (A16)
- iPad Air (3ª geração)
- iPad mini (5ª geração)
- iPad Pro de 9,7″
- iPad Pro de 10,5″
- iPad Pro de 12,9″ (1ª e 2ª gerações)
Esse modelo do acessório tem como características a sensibilidade à inclinação e pressão, além de um design em plástico liso.
Quando precisar recarregá-lo, será necessário “espetá-lo” na porta Lightning do iPad compatível, do adaptador Lightning ou do adaptador USB-C (no caso do iPad de 10ª geração), que acompanha o Apple Pencil a partir do lançamento desse tablet e que também pode ser adquirido separadamente.
Apple Pencil de 2ª geração
Já a segunda geração do lápis é compatível com os seguintes tablets:
- iPad Air (4ª e 5ª gerações)
- iPad mini (6ª geração)
- iPad Pro de 11″ (todas as gerações)
- iPad Pro de 12,9″ (3ª geração e posteriores)
A segunda geração do lápis conta com um design fosco, com a possibilidade de mudar de ferramenta de escrita ou desenho bastando o toque duplo — além de uma fixação magnética na lateral do iPad, onde ele também é recarregado sem fio.
Apple Pencil (USB-C)
Eis a lista de compatibilidade com o acessório:
- iPad (10ª geração)
- iPad (A16)
- iPad Air (4ª e 5ª gerações)
- iPad Air (M2 e M3)
- iPad mini (6ª geração)
- iPad mini (A17 Pro)
- iPad Pro de 11″ (todas as gerações)
- iPad Pro de 12,9″ (3ª geração e posteriores)
O Apple Pencil com porta USB-C traz um visual com acabamento fosco (seguindo a mesma linha do acessório de segunda geração), além de recursos já conhecidos como a baixa latência na hora da escrita ou desenho, sensibilidade à inclinação e o suporte ao Apple Pencil sobre a tela (em iPads Pro compatíveis) e iPads Air (M2 e mais recentes).
Apesar disso, ele não emparelha ou recarrega de forma magnética (sem fio), não tem sensibilidade à pressão e nem o toque duplo.
Apple Pencil Pro
A geração mais recente (e poderosa) do Apple Pencil é compatível com os seguintes modelos de iPad:
- iPad mini (A17 Pro)
- iPad Air de 11″ e 13″ (com chip M2 e M3)
- iPad Pro de 11″ e 13″ (com chip M4)

O Apple Pencil Pro traz três novos recursos:
- “Apertar”, que permite que você pressione com força a área mais acima da ponta da caneta para mostrar uma paleta nova com opções para mudar rapidamente de ferramenta, a espessura do traço e a cor, por exemplo.
- “Rotação”, onde o giroscópio possibilita que as ferramentas de pincel e caneta sejam controladas com precisão ao rodar o lápis sobre a tela.
- “Resposta tátil”, onde uma resposta vibratória suave é acionada sempre que você aperta ou toca duas vezes no acessório.
Assim como o Apple Pencil (2ª geração), o Pro emparelha e recarrega ao “grudar” na lateral dos iPads.
Tudo devidamente esclarecido? 😉
Preço parcelado: R$989,10 em até 12x
Preço parcelado: R$1.499,00 em até 12x
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.