Não é raro ouvirmos ou lermos relatos de pessoas que foram vítimas de fraude ao tentarem comprar algum produto na internet. Oriundos de promoções fora da realidade e páginas pouco confiáveis, esses casos foram alvo de um levantamento da OLX em parceria com a ClearSale.
De acordo com os dados do levantamento, que foram divulgados pelo TechTudo, smartphones são os maiores alvos desse tipo de golpe, representando cerca de 43% de todas as tentativas de fraude no fim de ano. A maioria delas, usando a marca iPhone como isca.
Sonho de consumo de muitos brasileiros, o smartphone da Apple representa um total de 70% de todas as fraudes envolvendo celulares, as quais utilizam de alguma forma os diferentes modelos do aparelho disponíveis no mercado.
Consoles de videogames também são bastante usados nesse tipo de golpe, representando 16% das negociações fraudulentas. A maioria das vítimas são homens com até 31 anos e 39% dos casos se concentram em São Paulo.
É sempre aconselhável fazer transações pela internet apenas em sites/aplicativos confiáveis, realizando todo o processo de compra e pagamento na própria plataforma — jamais via WhatsApp, Telegram e afins.
Em caso de compra e venda de produtos usados, caso você não use um sistema de pagamento seguro — como o OLX Pay (da OLX) ou o Mercado Pago (do Mercado Livre) —, é recomendado dar preferência a uma retirada em mãos e pagamento na hora em um local público.
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, amarelo, meia-noite, estelar ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.