Considerando que o último comparativo entre as assistentes virtuais dos smartphones foi há mais de dois anos, o YouTuber Marques Brownlee (MKBHD) realizou novos testes para verificar se houve alguma melhora e qual delas se sairia melhor desta vez.
O vídeo comparou o desempenho de quatro das principais assistentes virtuais atualmente: Bixby (Samsung), Google Assistente, Siri (Apple) e Alexa (Amazon). Vale lembrar que os testes foram conduzidos todos em inglês, o que permite obter respostas muito mais assertivas do que as que poderíamos obter em português, por exemplo.
Nos testes básicos, como perguntar sobre o tempo, pedir para iniciar um temporizador ou mesmo perguntar sobre algum fato (nascimento de personalidade ou onde fica algum monumento), todas se saíram bem. Entretanto, por alguma razão, a Siri não permitiu iniciar diversos timers de uma vez, o que é possível fazer normalmente no app Relógio (Clock).
Em se tratando de controles do sistema, o Google Assistente e a Bixby se saíram melhor. Ao pedir para tirar uma selfie, ambos entendiam e já abriam a câmera frontal, ou executavam ações do tipo nos apps. Enquanto isso, a Siri apenas abria o aplicativo pedido sem executar nenhuma ação nele, e a Alexa sequer entendia os pedidos.
Quando testadas na conversação, o Google Assistente foi disparado o melhor, entendendo diversas perguntas seguidas e identificando o contexto. A Siri também foi bem, apesar de se perder em alguns exemplos específicos. A Alexa veio em seguida, depois a Bixby.
Os mais rápidos a responderem foram, de maneira geral, o Google Assistente e a Siri — ainda assim, ela e a Bixby eventualmente deram algumas engasgadas (como se estivessem com problema de conexão).
O ranking final ficou assim:
- Google Assistente
- Siri
- Bixby
- Alexa
A Siri acabou garantindo a segunda colocação por conta da sua integração com os HomePods, dispositivos de casa inteligente e a automação proporcionada pelo aplicativo Atalhos (Shortcuts).
Tanto a Siri quanto a Bixby estão atreladas aos seus próprios aparelhos (Apple e Samsung), enquanto o Google Assistente e a Alexa podem estar tanto no Android quanto no iOS. A do Google possui até mais habilidades nos aparelhos Pixel, enquanto a assistente da Amazon se mostrou a pior de todas — o que pode ser por conta de a empresa não possuir nenhum smartphone próprio, de forma que a integração acaba sendo inferior.
Entretanto, é sempre bom ratificar que os testes foram realizados em inglês, porque se fosse em português, talvez o resultado final teria sido bem diferente…
O que vocês acham de cada uma?