O melhor pedaço da Maçã.

Siri ocupa 2º lugar em comparativo com assistentes virtuais

Considerando que o último comparativo entre as assistentes virtuais dos smartphones foi há mais de dois anos, o YouTuber Marques Brownlee (MKBHD) realizou novos testes para verificar se houve alguma melhora e qual delas se sairia melhor desta vez.

Publicidade

O vídeo comparou o desempenho de quatro das principais assistentes virtuais atualmente: Bixby (Samsung), Google Assistente, Siri (Apple) e Alexa (Amazon). Vale lembrar que os testes foram conduzidos todos em inglês, o que permite obter respostas muito mais assertivas do que as que poderíamos obter em português, por exemplo.

YouTube video

Nos testes básicos, como perguntar sobre o tempo, pedir para iniciar um temporizador ou mesmo perguntar sobre algum fato (nascimento de personalidade ou onde fica algum monumento), todas se saíram bem. Entretanto, por alguma razão, a Siri não permitiu iniciar diversos timers de uma vez, o que é possível fazer normalmente no app Relógio (Clock).

Em se tratando de controles do sistema, o Google Assistente e a Bixby se saíram melhor. Ao pedir para tirar uma selfie, ambos entendiam e já abriam a câmera frontal, ou executavam ações do tipo nos apps. Enquanto isso, a Siri apenas abria o aplicativo pedido sem executar nenhuma ação nele, e a Alexa sequer entendia os pedidos.

Publicidade

Quando testadas na conversação, o Google Assistente foi disparado o melhor, entendendo diversas perguntas seguidas e identificando o contexto. A Siri também foi bem, apesar de se perder em alguns exemplos específicos. A Alexa veio em seguida, depois a Bixby.

Os mais rápidos a responderem foram, de maneira geral, o Google Assistente e a Siri — ainda assim, ela e a Bixby eventualmente deram algumas engasgadas (como se estivessem com problema de conexão).

O ranking final ficou assim:

Publicidade
  1. Google Assistente
  2. Siri
  3. Bixby
  4. Alexa

A Siri acabou garantindo a segunda colocação por conta da sua integração com os HomePods, dispositivos de casa inteligente e a automação proporcionada pelo aplicativo Atalhos (Shortcuts).

Tanto a Siri quanto a Bixby estão atreladas aos seus próprios aparelhos (Apple e Samsung), enquanto o Google Assistente e a Alexa podem estar tanto no Android quanto no iOS. A do Google possui até mais habilidades nos aparelhos Pixel, enquanto a assistente da Amazon se mostrou a pior de todas — o que pode ser por conta de a empresa não possuir nenhum smartphone próprio, de forma que a integração acaba sendo inferior.

Entretanto, é sempre bom ratificar que os testes foram realizados em inglês, porque se fosse em português, talvez o resultado final teria sido bem diferente…

O que vocês acham de cada uma?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá enfrentar mais atrasos de produção na China

Próx. Post

Apple terá que pagar US$98 milhões em impostos no Japão

Posts Relacionados