O melhor pedaço da Maçã.

Apple lidera pesquisa de sustentabilidade em smartphones

Loja da Apple no Dia da Terra

Um dos assuntos mais abordados pela Apple nas suas apresentações e relatórios nos últimos anos é o da sustentabilidade. Sempre que pode, a gigante de Cupertino divulga novas medidas e fala sobre seus avanços nessa área, o que vai desde a origem dos materiais utilizados em seus produtos até a energia consumida pelos seus escritórios e lojas.

Publicidade

Uma nova pesquisa divulgada hoje pela Counterpoint Research indica que essa atenção toda dada pela Maçã ao tema está, sim, trazendo resultados. De acordo com a firma, entre as cinco maiores fabricantes de smartphones no mundo, a Apple é a que tem apresentado as medidas de sustentabilidade mais objetivas e eficazes — embora ainda haja muito trabalho a ser feito.

No quesito produção — etapa da vida útil de um smartphone responsável por 80% da sua pegada de carbono —, empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, OPPO e vivo têm apostado, principalmente, na adoção de materiais mais ecologicamente corretos e na compra de mecanismos que ajudam a poupar água na fabricação de um aparelho. Dessas cinco, Apple, Samsung e OPPO já começaram a propagandear suas medidas nessa área de alguma forma.

Quando falamos do tempo de vida de cada aparelho, vemos cada empresa adotando uma abordagem diferente. Como destacado pela pesquisa, o ideal é sempre balancear a promoção de novos produtos e tecnologias com a consequente geração de lixo eletrônico causada pela chegada de novos produtos ao mercado.

Publicidade

Enquanto a Apple aposta em produtos com uma vida útil mais longa, ou seja, com um suporte mais duradouro (atualizações de sistema), a sul-coreana Samsung aposta numa maior reparabilidade para os seus aparelhos. Já as chinesas Xiaomi, OPPO e vivo têm como maior foco o desenvolvimento de baterias com uma autonomia cada vez maior.

Apesar de todos esses avanços, cada uma dessas cinco empresas ainda têm um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao fim da vida útil de seus aparelhos. Atualmente, a maior parte dos smartphones reciclados por Apple e Samsung — as líderes nessa área — são recolhidos por empresas de terceiros, o que ainda é insuficiente para assegurar que cada um deles seja devidamente reciclado.

A pesquisa completa, intitulada “Smartphones and Circular Economy: Creating a Sustainable Future”, pode ser conferida na nessa página.

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Octane X chega a iPads com chips M1 e M2

Próx. Post

Torne-se uma lenda do boxe no jogo brasileiro Square Fists

Posts Relacionados