Após o DaVinci Resolve, agora foi a vez do editor de vídeo Octane X de chegar ao iPadOS, conforme anunciado anteriormente. Ao contrário do primeiro, que é compatível com todos os iPads com o processador A12 Bionic ou superior, o Octane X só funciona em modelos M1 e M2.
O aplicativo tem compatibilidade com os iPads Pro de 2021 e 2022, bem como com o iPad Air de quinta geração, com chip M1. É necessário, porém, estar rodando o iPadOS 16 ou superior para instalar o editor de vídeos.
A novidade é especialmente positiva para aqueles que fazem uso do iPad para edição profissional de vídeos, já que o Octane X traz recursos bastante avançados. As funções incluem renderização usando a GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico e uma interface rápida e eficiente ao par da observada no app para desktop.
Há também compatibilidade com gestos com o toque e com o Apple Pencil. Recursos avançados incluem suporte a teclado, trackpad, monitor externo e até mesmo ao Stage Manager. Desse modo, a ideia é manter a experiência de acordo com o que os usuários podem encontrar no macOS.
O Octane X conta, ainda, com renderizações como ACES, OCIO e de pixel EXR, além de editores de gráficos e o utilitário de produção AI Denoiser. O app também tem compatibilidade com exportação para mais de 20 ferramentas de conteúdo 3D, tais como Cinema4D, Maya, Houdini, Blender, Unity3D e Unreal Engine.
Outro recurso interessante do editor é a possibilidade de renderizar projetos com GPUs na nuvem, usando blockchain. Foi destacado quão importante é levar todas essas funcionalidades avançadas ao iPad, “democratizando capacidades gráficas de GPU avançadas”.
O app já está disponível na App Store e pode ser baixado gratuitamente, como dito, apenas nos iPads Pro e no iPad com Apple Silicon, embora a descrição na loja de aplicativos por algum motivo exclua o modelo Air.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico