O preço elevado cobrado por marcas como a Apple, bem como a não disponibilidade de adaptadores de tomada nas caixas dos principais modelos topos-de-linha de smartphones do mercado atualmente — tendência iniciada pela própria Maçã —, leva algumas pessoas a adquirirem o acessório por terceiros.
Considerando apenas adaptadores de tomada devidamente homologados e originais, o quão rápido eles conseguem completar a carga de nossos aparelhos? Foi o que testou o ChargerLAB, o qual atestou que carregadores de terceiros geralmente conseguem recarregar mais rápido o iPhone do que os smartphones com Android.
É uma espécie de paradoxo, visto que em condições normais — com os carregadores das próprias fabricantes —, o iPhone é reconhecidamente mais lento quando o assunto é carregamento rápido. Com acessórios de terceiros, a situação se inverte, mesmo que o adaptador de tomada do Android tenha uma potência de 100W.
A explicação para essa diferença se dá no protocolo de carregamento utilizado pelas fabricantes. Enquanto os iPhones (desde o iPhone 8) usam o padrão USB PD 2.0, outras empresas geralmente utilizam protocolos como o Quick Charge (da Qualcomm), o USB PD 3.0 com PPS e até mesmo protocolos proprietários.
Essas soluções alternativas permitem um carregamento mais rápido e eficiente, mas geralmente são bastante dependentes de carregadores que utilizam o mesmo protocolo. A dependência é ainda maior ainda quando falamos de aparelhos que oferecem carregamento acima de 100W, já que eles necessariamente utilizam protocolos proprietários.
Como a maioria dos carregadores de terceiros no mercado utiliza o padrão USB PD 2.0, os clientes de aparelhos Android que optam por tais acessórios não conseguem aproveitar todo o poder de carregamento que teriam com carregadores proprietários. Já os donos de iPhones observam uma rapidez superior até mesmo à dos adaptadores originais da Apple.
Resumindo: caso você seja dono de um smartphone com Android e queira adquirir um carregador de terceiros, é bom descobrir qual o protocolo de carregamento usado pela fabricante antes de realizar a sua compra. Caso seja dono de um iPhone, adquirir um de marcas como Anker, Baseus, etc. certamente lhe trará um resultado satisfatório. 😉
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.