Após reclamações que levaram a uma investigação na França, há quase dois anos, a Comissão Nacional da Informática e das Liberdades (CNIL) do país multou a Apple em 8€ milhões por causa da publicidade personalizada no iOS 14.6.
De acordo com a comissão, ao entrar na App Store usando a referida versão do sistema, identificadores eram lidos sem consentimento para diversos propósitos, inclusive para personalizar anúncios mostrados na loja de aplicativos.
O órgão justificou a penalização por meio de motivos como processamento limitado à App Store, número de pessoas afetadas na França, lucros obtidos indiretamente a partir dos identificadores e pelo fato de a Apple ter entrado em conformidade com a legislação desde então.
Em um comunicado fornecido ao jornalista Patrick McGee, do Financial Times, a Maçã afirmou que se encontra “desapontada com a decisão” e que apelará. A gigante de Cupertino adicionou, ainda, que os anúncios de busca vão além de qualquer outra empresa ao dar a usuários uma escolha clara em matéria de anúncios personalizados.
Por fim, a empresa disse que nunca rastreia usuários em apps de terceiros ou sites, apenas usando apps nativos para personalizar anúncios: “Acreditamos que a privacidade é um direito humano fundamental e que um usuário deve sempre poder decidir se quer compartilhar seus dados e com quem fazê-lo”, acrescentou.
Em 2021, a comissão afirmou que não bloquearia a Transparência no Rastreamento de Apps, pois faltava materialidade para uma decisão como essa. Apesar de ter afirmado que a Apple entrou em conformidade, é possível que essa posição mude após a multa.
via 9to5Mac