Um adolescente foi diagnosticado nos Estados Unidos com um edema pulmonar de grandes altitudes (EPGA) — condição potencialmente fatal — após sua mãe medir a oxigenação do seu sangue com um Apple Watch. As informações são do CBS 8.
Filho da jornalista americana Marcella Lee, o garoto de 16 anos havia ido esquiar com a sua família nas montanhas do estado do Colorado quando começou a se sentir mal após atingir certa altitude. Ele, vale notar, já tinha esquiado múltiplas vezes anteriormente e nunca havia sentido nada parecido.
Segundo Lee, a situação do seu filho começou a ficar preocupante quando seus lábios e a ponta de seus dedos começaram a apresentar uma coloração azul. Até então, tudo parecia se tratar apenas de um mal-estar passageiro proveniente da altitude.
Tomamos ibuprofeno, bebemos muita água para nos mantermos hidratados e achamos que levaria apenas alguns dias para nos acostumarmos. Na manhã de sexta-feira, meu filho de 16 anos disse que não se sentia bem o suficiente para esquiar.
Foi aí que Lee se lembrou do aplicativo Oxigênio no Sangue, presente no seu Apple Watch, e colocou o relógio no pulso do filho para iniciar uma nova leitura. Para sua surpresa, o nível de oxigenação do garoto havia caído para a casa dos assustadores 66%.
O garoto foi então levado às pressas para o hospital, onde foi constatado que ele estava com uma oxigenação de apenas 67% — divergência de apenas um ponto percentual em relação ao que foi apontado pelo relógio. Para termos uma ideia da gravidade, recomenda-se procurar ajuda médica imediata caso o nível de oxigênio de sangue caia para 88% ou menos!
De acordo com os médicos que o antederam, apesar de ter se recuperado em “questão de minutos”, o garoto poderia ter entrado em coma caso ficasse por muito mais tempo com aquele nível de oxigenação sem o tratamento adequado. O EPGA, vale notar, é uma condição que afeta apenas uma em cada 10 mil pessoas praticantes de esqui em todo o estado do Colorado.
Um susto e tanto, não?!
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider