O melhor pedaço da Maçã.
Ícone do WhatsApp

Agora é possível acessar o WhatsApp usando um servidor proxy

A partir de hoje, usuários do WhatsApp no mundo inteiro poderão usar servidores proxy para continuar se comunicando livremente mesmo em situações em que o acesso à internet for cortado — ou em regiões onde o aplicativo foi censurado.

Publicidade

A novidade, segundo o mensageiro da Meta, foi motivada pela recente escalada das tensões no Irã — crise que se arrasta desde o ano passado.

Servidores proxy nada mais são do que uma espécie de intermediário entre o aparelho em que o aplicativo está instalado e a internet. No caso, toda e qualquer informação enviada pelo usuário passa primeiro pelo servidor antes de ser entregue ao destinatário (e vice-versa).

Continuamos a lutar pelo seu direito de se comunicar de forma livre e privada. Agora, quando não for possível conectar-se diretamente ao WhatsApp, você pode permanecer conectado em todo o mundo por meio de um servidor criado por voluntários e organizações dedicadas a ajudar outras pessoas a se comunicarem livremente.

De acordo com a página oficial da novidade, conectar o WhatsApp a um servidor proxy não afetará a criptografia de ponta a ponta, o que impede qualquer serviço ou instituição (incluindo a Meta) de ver o conteúdo das mensagens enviadas por usuários ou escutar suas chamadas. Esses serviços, vale notar, também são bastante úteis para esconder um endereço IP e proteger a localização geográfica de uma pessoa.

A ideia aqui, mais especificamente, é que voluntários e organizações focadas em ajudar as pessoas a continuarem se comunicando livremente configurem esses servidores em momentos em que os direitos humanos estejam em perigo em uma região ou país. Entretanto, esses servidores proxy também podem ser bastante úteis em casos de apagões ou falhas no serviço de operadoras.

Feliz Ano Novo! Enquanto muitos de nós comemoramos enviando mensagens de texto para nossos entes queridos no WA, há milhões de pessoas no Irã e em outros lugares que continuam sem o direito de se comunicar livre e privadamente. Portanto, hoje estamos tornando mais fácil para qualquer pessoa se conectar ao WA usando um proxy.

Como configurar um servidor proxy no WhatsApp

Para configurar um servidor proxy no WhatsApp, basta abrir as configurações do aplicativo, selecionar a opção “Armazenamento e dados” e, na seção “Rede”, tocar em “Servidor proxy”. Feito isso, ative a chave “Usar servidor proxy” e digite o endereço do serviço em questão para começar a conversar.


O recurso está disponível tanto no iOS quanto no Android e requer a versão mais recente do WhatsApp para funcionar. Caso a novidade ainda não tenha aparecido para você, tente atualizar o mensageiro manualmente.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.12.4 (220.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

3ª temporada de “Truth Be Told”, do Apple TV+, ganha trailer

Próx. Post

CES 2023: Aqara lança sensor, campainha e fechadura inteligentes

Posts Relacionados