Um homem na Alemanha comprou um AirPort Time Capsule usado e teve uma surpresa com algo que costuma ser difícil de acontecer. O produto, já descontinuado, é um roteador da Apple que também faz backups do Mac conectado à rede num disco rígido interno.
O usuário do TikTok @dankeunextgay comprou o dispositivo por apenas US$15 e encontrou todos os arquivos do dono original. Ele já recebeu milhões de visualizações em seu vídeo relatando as descobertas sobre a vida do antigo dono do Time Capsule.
Ao conectar o aparelho ao seu Mac, ele percebeu que as informações não foram apagadas antes de ter sido colocado à venda. Após explorar mais, ele gravou outro vídeo relatando que não há apenas um backup, mas sim diversas pastas com arquivos e dados de 1980 até 2010.
Diversos conteúdos, entre eles pornografia, arquivos de auditorias, números de cartão de crédito e informações de voos foram encontradas no HDD do Time Capsule. Até mesmo dados sobre o seguro do dono anterior foram vistos, o que revela informações sensíveis sobre a vida dele.
Depois de revirar todos os arquivos (e publicar tudo na internet, incluindo o primeiro nome do dono original), @dankeunextgay disse, em um terceiro vídeo, que se sente desconfortável tendo coisas de terceiros e que está procurando alguém da família do dono para devolver o Time Capsule, visto que ele provavelmente já deve ter falecido.
Caso o homem realmente tenha falecido, é possível que seus familiares simplesmente tenham doado seus pertences ou vendido por um preço simbólico a alguém, o que explicaria o fato de os arquivos não terem sido apagados.
Em todo caso, fica o lembrete: nunca se desfaça de um aparelho sem apagar suas informações. Talvez valha a pena até deixar esse lembrete com alguém mais novo quando estiver chegando a uma idade avançada para garantir a segurança de seus dados — inclusive postumamente.
via Olhar Digital