O melhor pedaço da Maçã.
Hadrian / Shutterstock.com
Mac Pro na Apple Store

Mac Pro com Apple Silicon terá o mesmo design do modelo atual, diz Mark Gurman

O jornalista também revelou seus prospectos para os futuros MacBooks Air e Pro, bem como para o iMac e um especulado novo iMac Pro

Novas informações compartilhadas pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, dão conta de que o leque de atualizações de Macs este ano “será silencioso” e encabeçado por um novo Mac Pro, o qual poderá ter o mesmo design do modelo de 2019.

Publicidade

De acordo com o boletim informativo “Power On” mais recente de Gurman, ainda que o aguardado novo Mac Pro possa ser “idêntico” ao modelo de 2019 (com o design popularmente conhecido como “ralador de queijo”), a máquina não terá tantos elementos atualizáveis pelo usuário — incluindo a memória unificada, já que, como os chips da família M1 e M2, ela está ligada diretamente à placa lógica e não pode ser removida ou alterada.

Uma atualização no primeiro Mac Pro com Apple Silicon: além de cancelar uma configuração “M2 Extreme” de ponta, a máquina parecerá idêntica ao modelo Intel 2019, mas não terá RAM atualizável pelo usuário.

Mesmo assim, ainda haverá dois slots de armazenamento SSD1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido., bem como opções para adicionar ou alterar os recursos gráficos, de mídia e de rede. Como ressaltado por Gurman, o novo Mac Pro será equipado com um chip “M2 Ultra” — já que a Maçã teria desistido de um chip “M2 Extreme” com CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento. de 48 núcleos e GPU3Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. de 152 núcleos.

Uma configuração de ponta do Mac Pro, um modelo com 48 núcleos de CPU e 152 núcleos gráficos, foi cancelada. Em vez disso, a Apple planeja lançar uma versão com o “M2 Ultra”, deixando claro — além da capacidade de expansão da máquina — por que a maioria dos usuários o compraria em vez do Mac Studio menor e mais barato. Outra decepção é que o novo Mac Pro parecerá idêntico ao modelo de 2019. Também faltará um recurso importante da versão Intel: RAM atualizável pelo usuário. Isso porque a memória está ligada diretamente à placa-mãe do “M2 Ultra”. Ainda assim, há dois slots de armazenamento SSD e para placas gráficas, de mídia e de rede.

Novos MacBooks

Gurman também reiterou sua previsão anterior de que a Apple planeja lançar um MacBook Air maior, de 15 polegadas, em 2023 — por outro lado, ele reavaliou que um MacBook de 12 polegadas com Apple Silicon *não* deverá mais ser lançado este ano.

Publicidade

Se houver alguma grande graça salvadora para a linha Mac em 2023, é um MacBook Air de 15 polegadas planejado. No entanto, um novo MacBook de 12 polegadas não está mais no roteiro de curto prazo da Apple.

Gurman não compartilhou nenhum detalhe adicional sobre o MacBook Air de 15 polegadas, mas dado que o modelo atual, lançado em meados de 2022, foi redesenhado, é provável que o modelo de 15″ tenha praticamente o mesmo visual — e provavelmente estará disponível com as opções de chip M2 e “M2 Pro”.

Quanto aos MacBooks Pro de 14″ e 16″, Gurman também reiterou que eles são esperados para a primeira metade deste ano e que contarão apenas com melhorias no desempenho graças aos chips “M2 Pro” e “M2 Max”.

Os novos MacBooks Pro, que chegarão no primeiro semestre deste ano, terão os mesmos designs e recursos dos atuais modelos de 14 e 16 polegadas, mas incluirão os chips “M2 Pro” e “M2 Max”. Esses são saltos marginais dos processadores para os MacBooks Pro de hoje.

Por fim, Gurman disse que ficará surpreso se a Apple lançar um novo (e especulado) iMac Pro este ano, além do que será improvável vermos um novo iMac de 24″ antes do lançamento do chip “M3”, o que poderá acontecer somente no fim deste ano ou em 2024.

Um iMac Pro maior, por sua vez, entrou e saiu do roteiro da Apple, e eu ficaria surpreso neste momento se chegasse em 2023. Uma atualização com melhores especificações para o iMac de 24 polegadas não chegará até que o chip “M3” esteja pronto, o que provavelmente não acontecerá até o final de 2023 ou 2024, no mínimo.

O que acharam dessas previsões?

Notas de rodapé

  • 1
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 3
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Calculadora: como apagar o último número digitado [iPhone e Mac]

Próx. Post

Apple poderá anunciar headset de AR/VR antes da WWDC23

Posts Relacionados