Recentemente, o WhatsApp passou a permitir que os usuários façam a conexão com o mensageiro usando um servidor proxy — o que pode ser ideal para pessoas se manterem conectadas em regiões com o acesso ao WhatsApp bloqueado, por exemplo.
Servidores proxy nada mais são do que uma espécie de intermediário entre o aparelho em que o aplicativo está instalado e a internet. No caso, toda e qualquer informação enviada pelo usuário passa primeiro pelo servidor antes de ser entregue ao destinatário (e vice-versa).
A ideia, como explicamos, é fazer com que a comunicação continue sendo possível nos momentos em que os direitos humanos estejam em perigo em uma região ou um país, além de casos de apagões ou falhas no serviço de operadoras.
O aplicativo da Meta deixa bem claro que isso não afetará a criptografia de ponta a ponta, ou seja: as suas conversas permanecerão privadas e não poderão ser acessadas por terceiros. A seguir, veja como ativar isso no seu iPhone!
Primeiramente, tenha em mãos o endereço do servidor proxy. Em seguida, abra o WhatsApp, toque na aba “Configurações”, em “Armazenamento e dados” e em “Servidor proxy”. Selecione “Usar servidor proxy” e, abaixo, insira-o na caixa de texto. Por fim, toque em “Salvar”.
Um selo verde aparecerá para confirmar que foi possível estabelecer a conexão. Se não estiver conseguindo enviar ou receber mensagens, pode ser que o servidor tenha sido bloqueado. Por isso, tente se conectar usando outro endereço.
Como encontrar um servidor proxy?
Segundo o WhatsApp, empresas podem criar servidores proxy para permitir a conexão ao mensageiro — que tenha uma porta 80, 443 ou 5222 disponível, além de um domínio ou subdomínio que indique o endereço IP do servidor em si. A Meta inclusive disponibiliza toda a documentação e os códigos-fonte no GitHub.
Há no mercado diversas opções de empresas que permitem as conexões proxies. O importante é que você escolha um que seja seguro e, preferencialmente, não seja gratuito — afinal de contas, o barato pode sair caro. 🙃