O mercado global de aplicativos recuou pela primeira vez em 2022 após sucessivos anos de crescimento ininterrupto, aponta uma nova pesquisa da data.ai (antiga App Annie). De acordo com a firma, essa foi a primeira vez que “fatores macroeconômicos” conseguiram frear a arrecadação desse setor.
Segundo a pesquisa, os gastos atingiram US$167 bilhões em apps de todas as principais lojas, o que inclui não só a App Store e o Google Play, como também todas as lojas de terceiros no Android. Esse valor, por sua vez, representa uma queda 2% em comparação a 2021, quando o mercado de apps viu um crescimento de 19%.
Esse recuo na arrecadação foi provocado, principalmente, por uma queda no gasto de usuários com jogos — categoria de apps geralmente responsável pela maior parte de todo o dinheiro arrecadado por esse mercado. Em 2022, embora o número de downloads tenha aumentado para a casa dos 90 bilhões, o total gasto com jogos caiu 5%, totalizando US$110 bilhões.
No total, 1.419 apps e jogos arrecadaram US$10 milhões, enquanto 224 bateram a marca dos US$100 milhões e apenas 10 conseguiram US$1 bilhão — uma queda de 1%, 4% e 33% na comparação ano após ano, respectivamente.
O gasto com apps “comuns”, por sua vez, aumentou, mas não o suficiente para cobrir a queda notada entre os jogos. Nesse caso, os que mais se destacaram foram os apps de streaming, com o Disney+ capturando 16% de todo o dinheiro arrecadado enquanto a Netflix apareceu como a responsável por 3,6% de todos os downloads.
Outro destaque foi o TikTok, que se tornou o segundo aplicativo (desconsiderando jogos) a bater a marca dos US$6 bilhões em arrecadação, ultrapassando nomes fortes como YouTube, Netflix e Disney+. A rede social de vídeos curtos também superou esses aplicativos no número de downloads ao longo de 2022.
Ainda segundo a pesquisa, usuários passaram a maior parte do tempo em três categorias de apps específicas: Rede Sociais/Comunicação (19,5%), Entretenimento/Vídeos Curtos (17%) e Entretenimento/Compartilhamento de Vídeos (12,7%).
A primeira inclui apps como WhatsApp e Discord, enquanto a segunda engloba nomes como TikTok; a terceira, gigantes como YouTube.
E no Brasil?
O mercado brasileiro de apps móveis conseguiu movimentar US$1,3 bilhão em 2022, o que representa uma aumento de 15% em comparação ao ano anterior (US$1,1 bilhão). Esse número foi o suficiente para colocar o país na 11ª posição do ranking dos que mais gastaram com apps, o qual é liderado pela China com impressionantes US$58 bilhões.
Entre os países que mais instalaram aplicativos, o Brasil aparece na quarta posição com 10,6 bilhões de downloads, sendo superado por Estados Unidos (12 bilhões), Índia (28 bilhões) e China (111 bilhões).
A categoria de apps preferida dos brasileiros, por sua vez, foi a de serviços de streaming OTT (over-the-top), responsáveis por 78,6 milhões de todos os downloads.
via TechCrunch