Com certeza, a novidade mais marcante dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max é a Ilha Dinâmica (Dynamic Island). Ela foi a solução encontrada pela Apple para substituir o notch, ainda presente nos iPhones 14 e 14 Plus, bem como nos modelos mais antigos.
E pensando em levar a funcionalidade do recurso para outros iPhones, o desenvolvedor italiano Matteo Zappia criou a DynamicCow. A ideia dessa invenção é justamente simular a interface da Dynamic Island em modelos mais antigos; ela só funciona em aparelhos que estejam rodando versões do iOS do 16 até o 16.1.2, porém.
Além disso, a instalação da DynamicCow não é muito prática, tampouco em seu uso. A “ilha” toma bastante espaço da tela, já ocupada por um notch, além de ser exibida uma barra vermelha na parte superior ao usar a solução no iPhone 11 — trata-se, porém, de um bug a ser resolvido.


Ainda assim, é interessante observarmos o quão interessante é a invenção de Zappia, além de ser uma daquelas soluções com propósito mais lúdico do que utilitário. De qualquer forma, a solução também proporciona algo próximo da experiência da Dynamic Island para aqueles que não têm um iPhone 14 Pro/14 Pro Max.
Se você deseja testar a engenhoca no seu iPhone, certifique-se de que não esteja em uma versão do iOS mais recente que a 16.1.2. O processo consiste em baixar, no computador, o AltServer — e, neste, adicionar o plugin Mail. Então, deve-se conectar o iPhone ao Mac e instalar no smartphone a AltStore, por meio do AltServer. Tudo isso deve ser feito pois a DynamicCow não está disponível na App Store.
No iPhone, deve-se fazer login na AltStore com o seu ID Apple. Então, é necessário acessar a página no GitHub e os arquivos mais recentes (em “Releases”) devem ser baixados. Na AltStore, basta adicionar o app da DynamicCow, na parte de “Meus Aplicativos”, selecionando o arquivo baixado.
Finalmente, com a DynamicCow instalada, é só abrir o app, selecionar qual modelo você deseja “emular” (14 Pro ou 14 Pro Max) e pronto. É importante lembrar que, se você quiser desinstalar o app do seu iPhone, deve desativar o recurso antes, caso contrário terá de reinstalar para que consiga desabilitá-lo.
Com todo esse procedimento necessário, pode não ser muito desejável instalar a criação em seu aparelho. Contudo, não deixa de ser interessante observar essas engenhocas de desenvolvedores, bem como continuar acompanhando possíveis aprimoramentos.
via 9to5Mac