No fim da semana passada, informamos que diversos clientes de terceiros do Twitter, incluindo os populares Tweetbot e Twitterrific, estavam enfrentando problemas ao tentar fazer login e acessar suas timelines pelos apps.
Ontem, porém, verificamos que o Tweetbot voltou a funcionar, mas apenas brevemente — o que pode ter ocorrido após a mudança para uma chave de API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. diferente, a qual logo foi bloqueada pela rede.
Dessa forma, o problema infelizmente persiste — e, mais de dois dias depois, ainda não há nenhuma explicação oficial sobre o motivo pelo qual o acesso desses apps está interrompido. No entanto, uma reportagem do The Information alega ter visto comunicações internas do Twitter no Slack confirmando que a empresa havia cortado “intencionalmente” o acesso de aplicativos do Twitter de terceiros às suas APIs.
Mais precisamente, um engenheiro sênior do Twitter não identificado comunicou internamente que as “suspensões de aplicativos de terceiros são intencionais”. Outras mensagens vistas pelo veículo revelam que o Twitter está trabalhando em “pontos de discussão” para clientes de parceiros, mas não está claro quais seriam tais pontos.
Há indícios, porém, de que a interrupção não esteja afetando todos os aplicativos e serviços que usam a API da rede, estando direcionada aos clientes mais populares — como os já supracitados.
A situação tem causado reações negativas entre desenvolvedores, como o cofundador da Tapbots (desenvolvedora do Tweetbot), Mark Jardine, e do criador do Twitterrific, Craig Hockenberry — que fez uma grande declaração contra a era de Elon Musk no Twitter em seu blog.
Well it’s finally come down to that. I was on twitter before I ever knew that Paul and I would be starting a software company and eventually building a Twitter client. This place helped us build our company and now with a swift decision from the top, is trying to kill it. pic.twitter.com/NNbqs9UaOl
— Mark Jardine (@markjardine) January 16, 2023
Como apontado por John Gruber, do Daring Fireball, é claro que Musk pode fazer o que quiser com o Twitter como proprietário da plataforma, mas interromper o acesso à rede por esses clientes e colocar todos no escuro é absurdamente desrespeitoso, tanto pelos usuários desses aplicativos, quanto pelos desenvolvedores por trás deles — muitos dos quais estão desenvolvendo para o Twitter há mais de 15 anos.
Uma satisfação, por mais objetiva e dura que seja, seria muito bem-vinda.
Atualização, por Priscila Klopper17/01/2023 às 17:46
Depois de muito silêncio, o Twitter se limitou a dizer que agora está “aplicando as regras” de API que já existem há algum tempo. Ou seja, o tweet da empresa sugere que alguns apps deixaram de funcionar simplesmente porque não estavam cumprindo com as regras.
A conta oficial, entretanto, não entrou em detalhes de quais regras a empresa estaria se referindo, o que gerou uma comoção entre desenvolvedores. A Tapbots, criadora do Tweetbot, reclamou afirmando que sempre cumpriu com todas as demandas e, se houvesse alguma nova regra, que os informasse.
@TwitterDev, você sabe como nos contatar.
De fato, essa falta de informação pode acabar afetando diversos negócios e milhares de usuários.
Sigamos para ver as cenas dos próximos capítulos…
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.