Um dos navegadores mais antigos ainda em plena atividade (e com uma boa base de usuários), o Firefox lançou nesta semana mais uma atualização (versão 109), tanto para sistemas operacionais móveis (como iOS) quanto para computadores (como macOS).
No iOS, a principal novidade é a chegada da captura de tela de páginas completas. É uma adição do suporte ao recurso do iOS já presente no Safari, o qual permite escolher salvar uma página inteira como PDF ao usar o tradicional atalho para screenshots do sistema operacional.
Nos computadores, o navegador da Mozilla agora adota o Manifest V3 como padrão, mas com uma boa notícia para quem usa bloqueadores de anúncios.
Se em outros navegadores a adoção do padrão representa uma ameaça para esse tipo de extensão, no Firefox ela foi implementada com algumas diferenças em relação ao modelo adotado pelo Google — entre elas, a não inclusão do mecanismo que pode impedir o funcionamento de bloqueadores de anúncios.
A Mozilla, que tomou essa decisão em nome da “segurança e privacidade” de seus usuários, também ainda não retirou o suporte ao Manifest V2 — o qual pode acabar sendo eliminado em futuras versões.
Também há a chegada de um novo botão para extensões, o qual permite remover e gerenciar facilmente as extensões e suas permissões diretamente na barra de ferramentas. Também é possível fixá-las em um local de destaque para um acesso mais fácil na barra.
Especificamente no macOS, a atualização altera o comportamento da página quando a tecla ⌘ command e a rolagem do mouse/trackpad estão ativas ao mesmo momento. Se antes isso resultava em um zoom, agora a página simplesmente rola, como em outros navegadores.
Tanto no iOS quanto no macOS também foram feitas correções de bugs e outras melhorias. Quem aí já atualizou?