O melhor pedaço da Maçã.

“iPhone 15 Pro”: patente mostra botões com feedback tátil parecidos com 3D Touch

FellowNeko / Shutterstock.com
Botão lateral do iPhone 12

Na semana passada, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que os “iPhones 15 Pro/15 Pro Max” poderão ter botões com feedback tátil, os quais substituiriam os botões físicos de volume e até mesmo o lateral (de ligar/desligar). Na ocasião, ele chamou os novos componentes de “botões de estado sólido”.

Publicidade

Agora, veio à tona uma patente registrada pela Apple que não apenas corrobora a especulação sobre a troca do mecanismo do botão como também dá mais informações sobre a nova tecnologia. Ao que parece, os botões de feedback tátil serão similares a como funcionava o antigo 3D Touch, descontinuado com o iPhone 11.

De acordo com o Gizchina, a patente refere-se a dispositivos eletrônicos com displays e regiões de interação sensíveis à intensidade fora do display. Mais do que uma simples simulação de um botão físico, como ocorreu com o botão de Início do iPhone 7, a ideia é criar recursos com base na força com que o usuário pressiona o “botão”.

No resumo da propriedade intelectual, a Apple delineou a necessidade de dispositivos eletrônicos contarem com botões que vão além de serem físicos ou de estado sólido e que possam acionar interfaces e ter feedback de áudio e tátil.

Publicidade

Tratar-se-ia, dessa forma, de uma nova maneira de interagir com a interface do iPhone, reduzindo o número de passos necessários para tomar uma ação e tornando o uso do aparelho mais eficiente. Além disso, a mudança seria uma maneira de não mais sofrer com os problemas de botões mecânicos, como os relacionados à durabilidade.

Algumas aplicações são ativar o modo Não Perturbe, acessar os cartões no app Carteira (Wallet), serviços de emergência, além de variar a intensidade da mudança do volume a partir de quanta força o usuário está colocando na área de interação, que seria o botão. Desenvolvedores certamente tirariam muito proveito do recurso.

É claro que o registro da patente não implica em sua utilização imediata, mas, junto a outros indícios — como as falas de Kuo —, é possível imaginar que poderemos ver essa novidade nos futuros iPhones. Vale lembrar que, ao menos no momento, os rumores são de que os botões físicos deverão ser substituídos apenas nos modelos Pro dos próximos iPhones.

A patente foi registrada sob o número US 20230012223 A1.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

HomePod mini fica mais caro em 7 países europeus

Próx. Post

Produção de iPhones exige 1.200 pessoas por linha, diz executivo da Foxconn

Posts Relacionados