A Apple e o Google (ou melhor, a Alphabet) são rivais de longa data quando se trata de sistemas mobile. Ainda assim, a rival da Maçã ocupa espaços dentro dos seus sistemas — o que, conforme o Financial Times divulgou, não agrada nada a gigante de Cupertino.
A publicação trouxe o relato de dois ex-engenheiros da Apple, os quais afirmaram que a empresa ainda teria um certo “rancor” para com o Google desde o lançamento do Android — quando o cofundador e ex-CEO da Maçã, Steve Jobs, acusou o sistema de ser um “produto roubado”. Desde então, as duas empresas estariam em um tipo de “guerra silenciosa”. Com intenção de se separar ainda mais do Google, a Maçã estaria se esforçando para se livrar da empresa em segmentos como mapas, buscas e publicidade.
A primeira frente de batalha não tem sido lá muito favorável à Apple, pelo menos por enquanto. Seu aplicativo Mapas foi lançado em 2012 com a intenção de substituir o Google Maps como app nativo, mas chegou com vários problemas e — até hoje, devemos admitir — faltando diversos recursos já presentes no app rival.
Entretanto, a Apple vem aprimorando bastante o app e, conforme o FT apontou, a empresa trouxe agora um gigante para a batalha ao lançar o Business Connect. Com ele, empresas podem reivindicar sua localização digital e interagir com os usuários, mostrar fotos e oferecer promoções.
Assim, o app pode bater de frente com o Google, que ainda necessita de parceiros como o Yelp para fornecer informações, e lucra a partir de anúncios e taxas de recomendações. Além disso, o Business Connect pode aproveitar toda a integração no ecossistema da Maçã, como o Apple Pay, entre outros.
Quanto à frente de buscas, não é necessário discursar sobre quão gigante o Google é. Ainda assim, há rumores antigos de que a Maçã não só já estaria utilizando internamente um motor próprio de pesquisa, como o suposto “Apple Search” já estaria prestes a ser lançado.
Por fim, temos acompanhado os esforços crescentes da Apple quanto à publicidade em suas plataformas, principalmente com a expansão de anúncios na própria App Store. Já que o Google faz bastante dinheiro a partir dos anúncios, essa seria mais uma das grandes frentes de batalha entre as duas.
Os relatos são congruentes com os rumores e esforços que temos visto recentemente. Assim, veremos como (e se) a Apple de fato vai conseguir “expulsar” a gigante de Mountain View de vez dos seus dispositivos.