Cada vez mais tangíveis, os rumores do headset da Apple vêm se intensificando a cada dia. Desta vez, possíveis novidades divulgadas pelo The Information dão conta de que o dispositivo permitirá a qualquer um — mesmo sem saber programar — criar aplicativos com a ajuda da Siri.
O headset de realidade mista (aumentada e virtual) poderá ter a capacidade de auxiliar o usuário no processo de criação de um app, bem como a disponibilizá-lo por meio da App Store — tudo isso apenas utilizando a assistente virtual como intermediária.
Segundo as especulações, a Siri utilizará um software específico para criar diversos tipos de aplicações:
A ferramenta, por exemplo, poderia permitir que os usuários construíssem um aplicativo com animais virtuais se movendo em uma sala e sobre ou ao redor de objetos da vida real sem a necessidade de projetar o animal do zero, programar suas animações e calcular seu movimento em um espaço 3D com obstáculos.
Utilizando Minecraft ou Roblox como exemplo, a reportagem indica que a intenção da Apple seria possibilitar a criação de mundos 3D e outras ferramentas mais facilmente. Para isso, a Maçã estaria utilizando a tecnologia que adquiriu da startup Fabric Software, em 2017. Com ela, os desenvolvedores podiam criar apps de AR e distribuí-los pela App Store.
Como foi apontado pelo MacRumors, é importante destacar que as fontes citam demonstrações da ferramenta que ocorreram em 2021 e, desde então, é possível que muita coisa já tenha sido descartada ou aprimorada. Além disso, a Apple já oferece algumas ferramentas de criação de AR, como o Reality Composer, o qual pode muito bem ser adaptado para o headset.
Outra boa novidade é que a Apple já estaria preparando conteúdos para serem consumidos a partir do headset, de acordo com fontes anônimas. Com um foco principalmente em saúde e bem-estar, as propostas incluiriam meditação e exercício, tendo até uma demonstração inicial em AR na qual os usuários se veem em um “jardim zen”.
Principalmente em português, sabemos o quão deficitária a Siri ainda é — e o dispositivo está previsto para ser lançado este ano. Se os rumores se comprovarem, a assistente virtual certamente deverá ganhar melhorias significativas — afinal, não esperamos que isso fique só em inglês, não é? Se bem que olhando o histórico da Apple…