No fim do ano passado, o Twitter incluiu o selo de verificação como um dos recursos do seu serviço de assinatura. Essa medida causou bastante confusão na plataforma, com diversas contas passando-se por famosos e empresas, levando a uma reformulação do recurso.
Mesmo assim, parece que a ideia “pegou”: o desenvolvedor Alessandro Paluzzi encontrou referências a um “selo pago azul” nos códigos das últimas versões dos apps Instagram e Facebook, bem como outras em relação a um novo serviço de assinatura que não estava lá antes.
Paluzzi é conhecido por ter acesso a novidades do Instagram antecipadamente, como ocorreu com os Candid Stories. De acordo com o TechCrunch, porém, a rede social negou-se a comentar o rumor — diferentemente do seu comportamento usual sobre possíveis futuras funções em teste.
.
⚠️ No momento, há apenas algumas pequenas referências no código sobre isso, nada visível. Então, até que eu publique uma captura de tela que possa confirmar minha suposição, considerem-na um mero rumor.
Como dito pelo desenvolvedor, ainda se trata de um rumor em um estágio bastante inicial, mesmo que possa significar algo no futuro. O sistema de verificação atual do Instagram já enfrenta problemas de esquemas para a compra paralela de perfis verificados, de modo que uma mudança nessa área seria bem-vinda.
Não se sabe, entretanto, se realmente veremos algo parecido com o Twitter Blue, que inclui outros recursos adicionais além da verificação, ou se a Meta seguirá outra estratégia. Só nos resta aguardar para ver como isso irá se desenrolar.